segunda-feira, 4 de julho de 2016

Começa em Porto Seguro, na Bahia, 68ª Reunião da SBPC

AEB
4 de julho de 2016

Foto: Herivelto Batista/MCTIC
A Orquestra Jovem de Trancoso (Grupo Neogibá), e o Coral Municipal de Porto Seguro marcaram a cerimônia de abertura da 68ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), no último domingo (03.07). Ao apresentar músicas do maestro Claudio Santoro, do cantor nordestino Luiz Gonzaga, e o Hino Nacional os cantores e músicos receberam os aplausos da plateia.  Com o tema “Sustentabilidade, Tecnologias e Integração Social”, o evento aguarda a visita de 20 mil pessoas até o dia 9 de julho.

A cerimônia de abertura do maior evento de divulgação científica da América Latina contou com a presença do ministro da Ciência Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, da presidente da SBPC, Helena Nader, reitores, deputados, professores, estudantes e personagens do mundo científico.

Homenagens - Dois cientistas brasileiros foram homenageados pela SBPC durante a solenidade, por suas trajetórias acadêmicas, pessoais e políticas, e a entrega de placas referentes a essas honrarias. A filha do médico, pesquisador e gestor, William Saad, Camila Saad, recebeu a placa em homenagem a seu pai, e em seguida agradeceu a honraria em nome da família.

O gestor foi lembrado pela atuação política em defesa do fomento e do desenvolvimento científico. Saad também teve papel de destaque como pioneiro da área da Bioética no Brasil, e na organização de um modelo de estrutura e funcionamento dos comitês de ética.

O professor Ângelo da Cunha Pinto, docente titular de UFRJ e químico por formação, também foi agraciado sobre sua atuação como pesquisador nas áreas de Química, e produtos naturais, Química Medicinal, Educação para a Química e políticas de C&T, e como gestor na Sociedade Brasileira de Química (SBQ).

A presidente da SBPC, Helena Nader, saudou a presença de estudantes, pesquisadores e autoridades. Segundo Nader, graças à mobilização institucional da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), na pessoa do reitor Naomar Almeida, mais oito instituições de ensino superior do estado se uniram para a realização do encontro. Os agradecimentos também foram dirigidos às equipes que trabalharam na estruturação do evento.

Ciência e integração - O 36º Prêmio José Reis de Divulgação Científica foi agraciado a Luísa Massarani, da Fiocruz, na categoria pesquisador e escritor, em referência ao seu trabalho como divulgadora de ciência e suas pesquisas sobre a comunicação de C&T. O prêmio é distribuído em um sistema de rodízio anual entre três categorias: jornalista, instituição e pesquisador e escritor.

O ministro da Ciência Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, anunciou o aumento dos recursos para a área de C&T.

Coordenação de Comunicação Social – CCS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva sua mensagem.