sexta-feira, 1 de julho de 2016

Casa Civil do Estado barra nomeação de 114 docentes concursados da Uerj

Extra Globo
Bruno Dutra e Nelson Lima Neto
1 de julho de 2016



A Universidade do Estado do Rio de Janeiro confirmou que 114 professores, técnicos e professores do Centro de Aplicação da universidade, tiveram suas nomeações para assumirem seus pontos como servidores vetadas pela Casa Civil do Estado. Em nota, a UERJ confirmou que desde o dia 23 de junho negocia com o governo a nomeação do grupo. Nesta quinta-feira, todos foram convocados para tomarem posse na universidade, mas, ao chegarem no local, foram avisados que seus nomes não foram publicados no Diário Oficial. Procuarada, a Casa Civil não respondeu sobre a barração das nomeações.

A UERJ explica que desde o dia 23 a Casa Civil tem vetado todas as nomeações de servidores. Além dos concursados da UERJ, mais de mil aprovados em concurso da Secretaria de Educação estão aguardando nomeação pela Casa Civil. O motivo é que, a partir desta sexta-feira, dia 1º de julho, não serão mais permitidas nomeações e concursos públicos por 12 meses de acordo com o decreto 45.682.

Os docentes que foram a UERJ nesta quinta não se conformaram com a situação. Muito tiveram de deixar seus antigos trabalhos para tomarem posse na universidade. O medo é ter de esperar por um ano para começarem a trabalhar e receber.

Outro fator para revolta dos docentes foi a tomada de posse de pessoas que fizeram o mesmo concurso. Foram 110 docentes e técnicos que tiveram seus nomes publicados. O critério para nomear um grupo e não nomear a outro não foi divulgado.

Deputados da Assembleia Legislativa do Estado (Alerj) acompanham o caso de perto. O deputado Comte Bittencourt (PPS) recebeu membros do grupo de aprovados em seu gabinete e prometeu cobrar esclarecimentos da Casa Civil. A esperança do deputado é que, por se tratar de uma instituição de ensino, a nomeação seja liberada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva sua mensagem.