France Presse, via G1
22 de julho de 2016
Imagem ilustrativa - Divulgação |
População se assustou com barulhos inesperados de explosões. Cientista do Observatório Astronômico de Neuquén revelou mistério.
Explosões inesperadas provocaram medo entre os habitantes da cidade de General Roca, no sul da Argentina, até ser revelado que a origem do fenômeno era um meteoro que se desintegrou antes de atingir o solo.
O incidente ocorreu na tarde de quarta-feira (20) e devido à potência dos estrondos, que fizeram vários edifícios tremerem e quase quebraram os vidros, alguns moradores pensaram que se tratava de um terremoto.
"Tremeu tudo", resumiu o prefeito da cidade, Martín Soria, mas nada foi encontrado na zona por bombeiros, policiais e funcionários da Defesa Civil que buscavam rastros que explicassem o fenômeno. General Roca está 1.100 km a sudoeste de Buenos Aires.
Finalmente o mistério foi revelado: o causador dos estrondos havia sido um meteoro que entrou na atmosfera a uma velocidade de 2.400 quilômetros por hora, entre 8.000 e 10.000 metros de altura.
"Surpreendeu porque caiu na atmosfera sobre uma zona habitada. Se caísse no deserto, no mar, na Antártica, não saberíamos", explicou o astrônomo Roberto Figueroa, responsável pelo Observatório Astronômico de Neuquén (perto de General Roca), que revelou o mistério à imprensa local.
O cientista estimou que o meteorito tinha 12 metros de diâmetro e se dilatou até se romper em três fragmentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Escreva sua mensagem.