AEB
5 de outubro de 2016
Foto: divulgação |
Durante o Congresso Internacional de Astronáutica realizado de 26 a 30 de setembro, na cidade de Guadalajara, no México, o diretor da Agência Espacial do México (AEM), Francisco Javier Mendieta, assegurou que vários países sul-americanos estudam a criação de uma agência espacial latino-americana.
O projeto é liderado pela Costa Rica e é visto com bons olhos pelos demais países. O objetivo é permitir o intercâmbio de dados de telecomunicações e reduzir a lacuna digital na região.
Embora o projeto se encontre em uma etapa inicial, é certo que vários países da América do Sul possuem diferentes recursos interessantes para poder desenvolvê-lo, como satélites, plataformas de lançamentos (Argentina e Brasil) ou redes de informação geográfica (México).
A Agência Espacial da América Latina poderá permitir aos países maior troca de informação sobre desastres naturais e mudanças climáticas, como também reforçar as ações em termos da lacuna digital ou da cooperação em segurança.
A nova organização permitiria aos países membros desenvolver projetos em comum em menor tempo, reduzir riscos, minimizar custos e multiplicar inversões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Escreva sua mensagem.