terça-feira, 11 de outubro de 2016

Empresas globais temem ser derrubadas por startups

Agência CT&I
10 de outubro de 2016

Segundo pesquisa, 48% das empresas globais não sabem como será seu setor daqui a três anos. Foto: Reprodução/Internet


O mundo dos negócios tem sentido os impactos da transformação digital e do avanço das empresas nascentes de base tecnológica, as startups. De acordo com a pesquisa Digital Business Research Index, divulgada pela Dell Technologies, 78% das empresas acreditam que as startups digitais representam uma ameaça para sua organização, seja agora ou no futuro.

O estudo avalia que o cenário de transformação digital está impulsionando empresas inovadoras e acelerando o declínio de outras companhias. Cerca de 4 mil líderes de empresas de médio a grande porte de 16 países foram entrevistados. Eles representam companhias de 12 setores econômicos. Segundo o levantamento, 45% das empresas pesquisadas, globalmente, temem que seus negócios se tornem obsoletos dentro dos próximos três a cinco anos, devido à concorrência de startups da era digital.

Na avaliação da Dell Technologies, algumas empresas estão sofrendo com a velocidade da mudança. Mais da metade (52%) dos líderes de negócios vivenciaram uma interrupção significativa em seus setores nos últimos três anos, como resultado do advento das tecnologias digitais e da Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês), e 48% das empresas globais não sabem como será seu setor daqui a três anos.

Além disso, somente um a cada três empresários pesquisados está executando os atributos críticos digitais de negócios adequadamente, como inovar de modo ágil e descobrir novas oportunidades de modo preditivo. Embora apenas parte de muitas empresas esteja pensando e agindo digitalmente, a ampla maioria (73%) admite que a transformação digital poderia ser mais difundida em toda a organização.

"Até o momento, a quarta revolução industrial se provou tão brutal quanto suas predecessoras. Se as empresas não conseguirem acompanhar, ficarão para trás, ou pior. A abordagem de 'deixar para amanhã' não funciona", explica Jeremy Burton, Chief Marketing Officer da Dell Technologies.

Brasil

O Brasil se destacou na pesquisa como o segundo país mais maduro em transformação digital, atrás apenas da Índia, e seguido pelo México. Aqui, apenas 37% das empresas afirmam não saberem como estará seu setor dentro de três anos, e 38% admitem que podem se tornar obsoletas no período de três a cinco anos – índices de incerteza abaixo das médias globais.

O País também se destacou nas seguintes áreas: 51% das empresas colocaram tecnologias móveis e de mídia social no centro de seus negócios, enquanto a média global chega a 37%; e 73% das companhias do Brasil declaram ter adotado integralmente uma forma digital de trabalho para concorrer com as novas empresas digitais, enquanto no resto do mundo a média é de 66%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva sua mensagem.