quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Senado aprova Biênio da Matemática no Brasil

Agência CT&I
26 de outubro de 2016

Foto: divulgação

Em 2017, o Brasil sediará, pela primeira vez, a Olimpíada Internacional de Matemática, uma competição que reúne os melhores estudantes do mundo. No ano seguinte, é a vez do Congresso Internacional de Matemáticos trazer para o País pesquisadores de alto nível. Juntos, os dois eventos consagram o Biênio da Matemática Gomes de Souza, que foi aprovado pelo plenário do Senado na semana passada.

O nome é uma homenagem ao maranhense Joaquim Gomes de Sousa (1829-1864), considerado o primeiro grande matemático do Brasil. "É uma iniciativa ambiciosa da comunidade matemática brasileira para popularizar a disciplina e aproximá-la da sociedade", afirma Marcelo Viana, diretor do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), organização social vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Segundo ele, nos próximos dois anos, o Brasil terá a oportunidade de "colocar em valor a importância da matemática” para o desenvolvimento do País e a realização da cidadania. "A matemática permeia todo o conhecimento e, de modo muito especial, é condição fundamental para o desenvolvimento científico e tecnológico nacional. A aprovação do projeto no Congresso Nacional é extremamente importante, pois sinaliza a importância que o Estado brasileiro dá ao tema e avaliza o esforço da comunidade em prol desses objetivos", disse.

Em 2016, Marcelo Viana recebeu o Grande Prêmio Científico Louis D., a maior da premiação da França, pela primeira vez concedida à matemática e a um pesquisador brasileiro. Outra conquista brasileira é a Medalha Fields do pesquisador Artur Avila, em 2014. O projeto do Biênio da Matemática foi encaminhado para sanção presidencial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva sua mensagem.