quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Para ministro, investimento em inovação é o caminho para retomada do crescimento

MCTIC
5 de outubro de 2016

Ministro discursa durante evento do programa Sinapses da Inovação em Florianópolis (SC). Foto: Ascom/MCTIC

Em Florianópolis, Gilberto Kassab reforçou a importância da pesquisa e do desenvolvimento tecnológico para a superação da crise. Ministro participou da cerimônia do programa Sinapses da Inovação, que vai apoiar 91 startups.

Os investimentos em pesquisa e no desenvolvimento tecnológico são fundamentais para o Brasil superar a crise econômica, reforçou nesta terça-feira (4) o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab. Durante a cerimônia que marcou o início da etapa de pré-incubação de 91 empresas do programa Sinapses da Inovação, em Florianópolis (SC), ele defendeu a ampliação dos recursos para impulsionar a inovação no país.

"Não há país no mundo que não tenha investido recursos de uma maneira bastante expressiva nessas áreas para superar momentos de crise. Diante disso, a inovação deve prevalecer no Brasil para ocupar um espaço que precisa ser ampliado para ajudar na retomada do desenvolvimento do país", disse o ministro.

Na cerimônia, a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) celebrou um acordo de cooperação com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Santa Catarina (Fapesc). Já o CNPq, em parceria com a Fapesc, lançou o edital Programa Primeiros Projetos, no valor de R$ 3 milhões, para apoiar a instalação, a modernização e a ampliação de laboratórios.
"Isso mostra a convicção no país de que o investimento, especialmente em inovação, é o caminho para a retomada do crescimento econômico. As parcerias consolidadas hoje procuram traduzir esse sentimento", afirmou Kassab.

O ministro ressaltou ainda a parceria do MCTIC com as Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) na qualificação das políticas públicas de ciência e tecnologia. "Temos um diálogo estreito com as FAPs, especialmente por meio do Confap [Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa]. É um parceiro importante nas reuniões e nas decisões de políticas públicas do ministério. Isso agrega competência às decisões do governo federal."
Também participaram da solenidade o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, e o presidente da Fapesc e do Confap, Sergio Gargioni.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva sua mensagem.