Em reunião, nos dias 9 e 10 de maio, foram anotados relatos sobre os trabalhos realizados pelos Fórum de C&T, bem como objetivos futuros. Participaram as entidades: SINDCT, ASCT, ASSEC-MG e AFINCA. E justificaram ausências: ASIPEM, NS INPA, ASCON-RJ e ASSEC-RJ.
No dia 9 de maio, no 5° andar, foi solicitada uma reunião com o Secretário Executivo do MCTI, a qual foi aceita e agendada pela Luíza, chefe de gabinete, para quarta-feira. O Secretário encontrava-se no Rio de Janeiro na ocasião do agendamento. Foi também realizado contato no 4º andar para tentar conversa com a assessora da Ministra Luciana, a Elisângela, ela que é contato permanente do Fórum com o MCTI. A assessora confirmou por telefone que participaria da reunião na SEXEC.
Também houve uma ida ao Congresso Nacional para obter contato com a Presidenta da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara, a deputada Luísa Canziani, assim como com o senador Randolfe Rodrigues, com o senador Izalci Lucas, Liderança do Governo no Congresso Nacional e Comissão do Senado Federal. Mas não houve sucesso nas duas tentativas de contato, ficando acertado que quarta-feira ela estará às 10h, abrindo a audiência da Comissão, e neste evento o Fórum tentará contato novamente.
No gabinete do Senador Izalci Lucas, foram muito bem recebidos, como sempre ocorre, pelo seu Chefe de Gabinete Paulo Socha, ao qual apresentaram os pleitos e problemas que passa a C&T. Ficou acertado que seria encaminhado ao Socha um material que subsidiaria o senador.
O assessor do Senador informou que no dia 31 de maio, quarta-feira, haverá sessão de reabertura da frente mista em defesa da Ciência e Tecnologia no Congresso Nacional, e convidou o Fórum para participar. Inclusive, pediu que fosse encaminhado ao Senador um texto com descritivo sumário das reivindicações e problemas. Ele disse ainda que iria tentar colocar na mesa um representante do Fórum para falar na sessão. Ainda não há uma decisão se o Fórum concorda em participar.
O Fórum abordou o Senador Randolfe Rodrigues quando este saía de uma audiência e, ao atender os representantes do Fórum, mostrou sua agenda completamente corrida e lotada, de modo que solicitou que fosse acertada a questão de reunião e de outros assuntos através de seu Chefe de Gabinete na Liderança do Governo no Congresso Nacional, o Diego. Com este, o Fórum se reuniu e apresentou as principais reivindicações. Ficou acertado que seria encaminhado com urgência um resumo dos pleitos, pois o senador terá reunião com a ministra Ester Dwek e, na oportunidade, poderá encaminhar alguma ou algumas das reivindicações.
No dia 10 de maio, também houve muitas atividades, das quais destaca-se algumas.
Na quarta, pela manhã, teve uma ida à Câmara dos Deputados para Audiência da Comissão de C&T sobre o Museu Emílio Goeldi. Lá o Fórum conversou com parlamentares que podem apoiá-lo, como Raimundo Santos PSD/PA e Lucas Ramos PSB/PE. Com a presidenta da Comissão de C&T, a deputada Luísa Canziani, conversaram rapidamente, pois ela estava de saída. Ela encaminhou o Fórum para falar com seu assessor principal, o Eder. Com ele apresentaram suas reivindicações e o que esperam da deputada. Eder colocou o gabinete à disposição e se interessou em partes pelos pontos de demanda da categoria.
No início da tarde de quarta-feira, o Fórum foi à reunião com a chefe de gabinete do secretário executivo, Maria Luiza Nogueira Rangel, e com a assessora da ministra Elisangela Lizardo de Oliveira, para buscar agendar em definitivo reunião com o Secretário Luiz Fernandes. Na reunião, o Fórum leu os cinco ofícios encaminhados à ministra --do conhecimento de Elisangela e Luiza--, e foi notado ao longo das leituras resistência por parte das mesmas em aceitar que fosse pleiteada a indicação de representante dos servidores e servidoras na participação do Conselho de Ciência e Tecnologia CCT, assim como na participação de representante dos servidores e servidoras nos Comitês de Busca nas UPs e na comissão de concursos.
Fica claro, no entendimento dos representantes dos servidores no Fórum de C&T, que o MCTI não aceita representantes de servidores em comissões e conselhos, contrariando assim os discursos do presidente Lula sobre participação popular neste tipo de atividade tida como democrática. Mas, de acordo com o Fórum, na reunião, se comprometeram a fornecer cópia do relatório do CGEE, que trata de análise das UPs.
O Fórum foi convidado pelo MCTI para atuar quando da V Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, com a inserção do Fórum de C&T e dos servidores em temática específica sobre o serviço público.
Tel./Whats.: +55 (12) 99719-9320;
E-mail: fernando.sindct@gmail.com
fernando.forum.ct@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Escreva sua mensagem.