segunda-feira, 2 de maio de 2016

5 e 6/05 - Tudo sobre a chuva de meteoros Eta Aquaridas 2016

Galeria do Meteorito
02 de maio de 2016

Sugestão enviada por Gabriel Junqueira. 

Chuva de meteoros Eta Aquaridas 2013, sobre o Mount Bromo, vulcão ativo na Indonesia.Créditos: Justin Ng
Entre os dias 21 de abril e 12 de maio acontece a chuva de meteoros Eta Aquaridas, e isso ocorre todo ano, quando a Terra passa pelo rastro de detritos deixado pelo famoso Cometa Halley (1P/Halley). Mas é nos dias 05 e 06 de maio que temos o pico da chuva Eta Aquaridas, momento em que a maior taxa de meteoros poderá ser observada.

Em inglês, essa chuva é chamada "Eta Aquarids", e em português ela é conhecida por alguns nomes parecidos, como Eta Aquáridas, Eta Aquarídeas, Eta Aquarídeos e Eta Aquaridea. Ela é a primeira chuva de meteoros do ano resultante do cometa Halley, sendo que a segunda chuva desse cometa acontece em outubro, a famosa Orionidas.

Como observar a chuva de meteoros Eta Aquáridas 2016 a olho nu?
Como podemos perceber em seu nome, a chuva Eta Aquáridas tem seu radiante na constelação de Aquário, mais precisamente próximo da estrela Eta Aquarii, que é a sétima estrela mais brilhante da constelação. Essa estrela está localizada a 168 anos-luz da Terra, mas vale lembrar que ela não tem nenhuma relação física com a chuva de meteoros. Ela é utilizada apenas como guia de localização para essa chuva.

E não se preocupe: você não precisa encontrar a estrela Eta Aquarii para observar essa chuva de meteoros. Na verdade, basta olhar na direção da constelação de Aquário, como mostra a imagem abaixo.

Embora a constelação de Aquário seja visível em praticamente todo o planeta, a chuva de meteoros Eta Aquaridas é melhor observada no hemisfério sul, isso porque a constelação de Aquário está situada ao sul da linha do equador.

Apesar do pico (maior quantidade de meteoros) ser esperado para a madrugada entre os dias 05 e 06 de maio, as previsões para a chuva de meteoros Eta Aquáridas 2016 apontam que o pico poderá se estender, com chances de gerar muitos meteoros já no dia 04 de maio, e seguindo até o dia 07 de maio. Entre os dias 06 de maio e 11 de maio, são esperados meteoros do tipo bola de fogo (bólidos), que nada mais são do que meteoros muito brilhantes, originados de fragmentos maiores.

Quantos meteoros riscarão o céu?
O pico da chuva de meteoros Eta Aquáridas pode gerar cerca de 50 meteoros por hora, isso em condições favoráveis, que é justamente o caso da chuva Eta Aquáridas 2016, já que a Lua não estará no céu, ou seja, não ofuscará o brilho dos meteoros. Por conta disso, essa é uma excelente chuva de meteoros para ser observada, sobretudo em países do hemisfério sul.

Qual é o melhor horário para ver a chuva de meteoros Eta Aquaridas?



O melhor momento para observar essa chuva é na madrugada entre os dia 05 e 06 de maio. A constelação de Aquário estará completamente visível a partir das 03h00 da madrugada, a leste, e neste horário, meteoros dessa chuva já deverão riscar o céu. Quanto mais alta a constelação de Aquário estiver no céu, mais meteoros poderão ser avistados, portanto, antes do amanhecer continua sendo o melhor horário. E não se esqueça: não é necessário encontrar a constelação de Aquário para observar essa chuva. Os meteoros riscarão o céu em várias partes do firmamento, em várias constelações diferentes. A constelação de Aquário é apenas o ponto em que os meteoros irão se originar, mas não necessariamente a região em que eles surgirão.

Reserve pelo menos uma hora para observar a chuva de meteoros, já que nossos olhos levam pelo menos 20 minutos para acostumar ao escuro. Se você tem dificuldades para ver os meteoros durante as chuvas, você pode estar cometendo algum erro. Então não deixe de conferir as 10 dicas imperdíveis para observar uma chuva de meteoros.

Transmissão ao vivo da chuva de meteoros Eta Aquáridas 2016
Na noite do dia 05 de maio teremos uma transmissão ao vivo da chuva de meteoros Eta Aquaridas, que será feita com câmeras ultra sensíveis, instaladas em observatórios da Europa. Essa chuva é melhor observada entre a madrugada e o amanhecer, portanto, é nesse horário que será feita a transmissão. Por conta do fuso horário, no Brasil a transmissão estará disponível no início da noite de 05 de maio. Será como uma prévia do que nos aguarda durante o pico!

Para não perder esse evento incrível, clique aqui e confirme sua presença, assim você recebe um alerta antes de seu início.

Cometa Halley: o responsável pela chuva de meteoros Eta Aquaridas
Durante sua passagem pelo Sistema Solar interior, o cometa Halley deixou uma esteira de fragmentos para trás. A poeira entra na atmosfera da Terra a cerca de 240.000 km por hora, o que cria os belíssimos meteoros. Os fragmentos geralmente têm tamanho menor do que uma semente de maçã, e criam uma esteira de gás ionizado que brilha por alguns instantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva sua mensagem.