quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Conferência internacional vai debater os impactos do clima sobre a segurança hídrica e energética

MCTIC
28 de setembro de 2016



Realizado pelo Cemaden e Inpe, evento vai apresentar os resultados do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas, que reúne 108 instituições de pesquisa do Brasil e do exterior.

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), vinculados ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, realizam, entre quarta(28) e sexta-feira (30), em São Paulo (SP), a Conferência Internacional do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas (INCT-MC). O evento vai apresentar a integração entre ciências naturais e sociais e tecnologia para aplicações de sensoriamento remoto e os resultados obtidos pelo INCT.

Durante os três dias da conferência, pesquisadores vão apresentar estudos sobre monitoramento da emissão de gases do efeito estufa, desastres naturais e segurança hídrica, alimentar e energética.

"Os impactos das mudanças climáticas serão maiores quanto maior for o aquecimento global. E esses impactos provocados pelos extremos climáticos afetarão, principalmente, os sistemas de saúde, alimentação e energético da população mundial", afirmou o chefe de Pesquisas e Produtos Integrados do Cemaden, José Marengo. "Os resultados da conferência contribuirão para oferecer subsídios científicos e tecnológicos para a tomada de decisões, aplicadas nas políticas ambientais e nos desafios para o desenvolvimento sustentável."

INCT

O INCT para Mudanças Climáticas foi criado visando à implantação e desenvolvimento de uma rede de pesquisas sobre o assunto. A iniciativa reúne 108 instituições, sendo 17 delas internacionais, e envolve 300 pesquisadores, estudantes e técnicos. A partir dela, foram geradas mais de 900 publicações, entre livros, capítulos de livros e artigos em revistas nacionais e internacionais.

O projeto foi organizado em três eixos temáticos principais: base científica das mudanças ambientais globais, impactos-adaptação-vulnerabilidade e mitigação. O INCT também estuda inovação tecnológica em modelos do sistema climático, geossensores para medir a concentração de gases do efeito estufa e sistema de prevenção de desastres naturais.

A Conferência Internacional do INCT para Mudanças Climáticas tem apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva sua mensagem.