sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Biênio da Matemática é oportunidade para popularizar a ciência no Brasil, diz diretor do Impa

MCTIC
16 de setembro de 2016

Marcelo Viana é diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa). Crédito: Impa
Nos próximos dois anos, país vai reunir estudantes e pesquisadores em eventos internacionais de matemática. Para potencializar os resultados, Impa realiza seminários no Rio de Janeiro e em São Paulo para discutir agenda de atividades e envolver escolas, universidades e governos.

Em 2017, o Brasil vai sediar, pela primeira vez, a Olimpíada Internacional de Matemática, uma competição que reúne os melhores estudantes do mundo na disciplina. No ano seguinte, é a vez do Congresso Internacional de Matemáticos trazer para o país pesquisadores de alto nível. 

Juntos, os dois eventos oferecem a oportunidade de popularizar a matemática e aproximar comunidade científica, escolas e sociedade. Pensando nisso, o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) está desenvolvendo uma série de atividades para potencializar os resultados desse Biênio da Matemática.

Para debater a agenda de iniciativas e envolver escolas, universidades, secretarias de educação e professores, o Impa, que é vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, promove dois seminários na próxima semana. Na segunda-feira (19), o debate será realizado no auditório do instituto, no Rio de Janeiro. Na quarta-feira (21), será no Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (USP).

"Os eventos internacionais podem ter um impacto muito benéfico no quadro do ensino de matemática no Brasil, propiciando uma oportunidade de ouro para mudar a imagem que a sociedade tem desta disciplina, levando todos a compreenderem a importância da matemática para o desenvolvimento socioeconômico do país", afirma o diretor-geral do Impa, Marcelo Viana.

Segundo ele, a escolha do Brasil para sediar os eventos diz muito sobre o prestígio que a pesquisa matemática do país alcançou no cenário internacional. Recentemente, Viana recebeu o Grande Prêmio Científico Louis D., a maior da premiação da França, pela primeira concedida à matemática e a um pesquisador brasileiro. Outra conquista é a Medalha Fields do pesquisador Artur Avila, em 2014.

O projeto Biênio da Matemática também conta com o apoio da Sociedade Brasileira da Matemática (SBM).
As inscrições para os seminários do Impa estão abertas e podem ser feitas gratuitamente pelo e-mail bieniodamatematica@impa.br.

Serviço
Seminário Biênio da Matemática 2017-2018
Rio de Janeiro
Data: 19 de setembro
Horário: 10h
Local: Auditório Ricardo Mañé, Impa – Estrada Dona Castorina 110, Jardim Botânico, Rio de Janeiro (RJ)

São Paulo
Data: 21 de setembro
Horário: 10h
Local: Auditório Antonio Gilioli, IME-USP, Cidade Universitária – Rua do Matão, 1010, bloco A, 2º andar, São Paulo (SP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva sua mensagem.