Inpe
24 de fevereiro de 2016
O aplicativo Fortracc (Forecast and Tracking of Active Cloud Clusters) permite obter a evolução temporal e a trajetória dos sistemas convectivos de mesoescala, os quais em geral estão associados com precipitações intensas e rajadas de vento.
Desenvolvido na Divisão de Satélites e Sistemas Ambientais do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do INPE pelo pesquisador Daniel Vila, o Fortracc foi adaptado e está sendo utilizado operacionalmente na Unidade de Aplicação de Satélites do Serviço de Meteorologia da Índia.
Nesta nova aplicação para monitorar tempestades no Oceano Índico por meio de imagens do satélite geoestacionário indiano INSAT, são disponibilizadas previsões da posição e intensidade de sistemas convectivos (MCS) até 3 horas considerando um limiar de -38C e uma área mínima de 2400 km2 para a detecção e seguimento desses sistemas.
Qualquer usuário pode ter acesso em tempo real aos produtos gerados pelo Fortracc (evolução temporal e a trajetória dos sistemas convectivos) na página:http://sigma.cptec.inpe.br/fortracc/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Escreva sua mensagem.