quinta-feira, 24 de março de 2016

Último dia de inscrição a interessados em ser diretor do INPE

SindCT
Shirley Marciano


Termina hoje, 24 de março,  o prazo para entrega de currículo para quem deseja se candidatar ao cargo de diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). A lista com os nomes dos pretendentes, possivelmente, será publicada na próxima segunda-feira (28) no Diário Oficial da União (DOU) e, logo mais, será agendada uma apresentação individual dos candidatos, conforme descrito no edital. 

A data de entrega dos currículos já foi prorrogada uma vez, inicialmente era 4 de março. Causou estranheza não haver nenhuma justificativa para essa alteração, ainda mais se considerar que já tinha cerca de sete candidatos inscritos, os quais soubemos extraoficialmente. Uma das suposições para essa redefinição de data seria encontrar currículos à altura para deixar o atual diretor do INPE fora da lista tríplice, a qual será entregue ao ministro Celso Pansera, da Ciência, Tecnologia e Inovação. 

Não é nenhuma novidade que o presidente do Comitê de Busca, Marco Antonio Raupp, possua ambições para o Instituto que destoam da visão da atual direção e da maioria absoluta dos servidores, por óbvio. Um de seus projetos, o qual ele nunca escondeu de ninguém,  é transformar o INPE numa "Organização Social" (OS). A rigor, o órgão passaria a ser gerido por uma instituição privada sem fins lucrativos, com poderes para contratar empresas por livre arbítrio, contratar pessoal sem concurso, sem critério profissional e pelo salário que desejar, além de obter uma série de liberalidade que pode colocar em xeque a finalidade de um órgão de pesquisa. 
Entenda o caso, lendo duas matérias do Jornal do SindCT, edição 45 aqui e edição 44 aqui



Abaixo estão os candidatos cogitados ao cargo de diretor do INPE. Lembrando que essa lista não é oficial.

1. Leonel Fernando Perondi (atual diretor) confirmado
2. Antonio Divino Moura (pesquisador aposentado do INPE)
3. Ricardo Osório Galvão  (pesquisador aposentado do INPE) confirmado
4. Clezio Marcos De Nardin (INPE - Divisão de Aeronomia) confirmado
5. Thelma Krug (INPE- Cooperação Internacional) confirmado
6. Petrônio Noronha (AEB) até o dia 04/03 não se inscreveu
7. Thyrso Vilella (INPE - Divisão de Astrofísica) confirmado
8. Haroldo Fraga de Campos Velho (Inpe - LAC)
9. Hélio Takai (INPE)
10. Cézar Ghizoni (Equatorial)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva sua mensagem.