quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Reitor do ITA e ex-diretor da Fatec são indicados para pastas no MEC de Bolsonaro

O Vale
Xandu Alves
12 de dezembro de 2018

Visita. Visita de membros do PSL ao reitor do ITA, em São José   Foto: /Divulgação


Dois nomes ligados a São José dos Campos ocuparão cargos no Ministério da Educação do governo Jair Bolsonaro (PSL), segundo informações de membros do partido do presidente eleito.

Reitor do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) desde janeiro de 2016, Anderson Ribeiro Correia irá comandar a Secretaria Nacional do Ensino Superior, que cuida das universidades no país.

Luiz Antonio Tozi, ex-diretor da Fatec (Faculdade de Tecnologia) de São José dos Campos e atual vice-superintendente do Centro Paula Souza, órgão ligado ao governo estadual, é o indicado para chefiar a Secretaria Nacional de Ensino Fundamental.

Ambos estarão na equipe de Ricardo Vélez-Rodríguez, indicado pelo presidente eleito Jair Bolsonaro como o futuro ministro da Educação, a partir de 2019.

REITOR

Correia tem uma vasta experiência na área da educação e, além de reitor do ITA, é membro do Conselho de Administração da Organização Brasileira para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico e da Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes.

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), ele tem mestrado em Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica pelo ITA e doutorado em Engenharia de Transportes pela University of Calgary, no Canadá.

VICE-SUPERINTENDENTE

Já Tozi é formado em Engenharia Naval e Oceânica pela USP (Universidade de São Paulo), com mestrado e doutorado pelo ITA, respectivamente em Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica e Engenharia Mecânica- Produção.

Ele é ainda professor sênior da Fatec de São José nos cursos de Logística e Gestão da Produção Industrial, além de coordenador do Núcleo de Estudos em Sistemas de Transporte do ITA. Tozi também é membro do Conselho de Administração do Parque Tecnológico de São José dos Campos e do Conselho Gestor das Incubadoras da cidade.

FORÇA DO VALE

"É importante para a região e a cidade ter essa força e representatividade no Ministério da Educação. São dois cargos que têm peso considerável", disse Anderson Senna, que será presidente do PSL em São José a partir de janeiro de 2019.

Segundo ele, a deputada estadual eleita pelo PSL em São José, Letícia Aguiar, já se reuniu com o reitor do ITA para falar sobre projetos na área da educação.

Um deles é uma bandeira de campanha de Letícia, a instalação de colégios públicos militares no país. "Fizemos a visita juntos [ao reitor] para traçar planos para o futuro", afirmou Senna.

E completou: "Tivemos com a deputada visitando o ITA para alinhar a agenda com ele. A deputada Letícia falou do projeto dos colégios públicos militares, que ele enxerga com muitos bons olhos".

Procurado, o ITA, por meio da assessoria da Força Aérea Brasileira, não comentou a indicação do reitor e não informou quem será o substituto de Correia à frente do ITA, a partir de janeiro de 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva sua mensagem.