segunda-feira, 27 de março de 2017

Estudantes se preparam para a Olimpíada Brasileira de Física com aulas no CBPF, no Rio de Janeiro

AEB
24 de março de 2017

Primeira fase da OBF acontece no dia 8 de maio - Crédito: CBPF

São 129 alunos do 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio, de escolas públicas e particulares, participando das aulas realizadas no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, em parceria com a UFRJ. Objetivo é divulgar a ciência e motivar os jovens a ingressar nas carreiras científicas. Curso acontece aos sábados, até outubro deste ano.

Estudantes que vão disputar a Olimpíada Brasileira de Física (OBF) contam com o reforço do curso preparatório oferecido pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Para o curso, foram selecionados 129 alunos do 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio. Do total, 25% são de escolas públicas. As aulas serão realizadas todos os sábados até outubro deste ano. 

"É uma atividade fundamental para divulgar ciência, em especial, a física para os jovens, com o intuito de motivá-los a optar futuramente por carreiras científicas", disse o pesquisador João Paulo Sinnecker, coordenador da pós-graduação do CBPF.
"O objetivo é ajudar na preparação dos alunos paras as provas da OBF, divulgar as pesquisas na fronteira da física e, com isso, atrair jovens talentos para as ciências exatas", completou o pesquisador Rodrigo Capaz, da UFRJ.

Segundo ele, o projeto da ‘Equipe UFRJ-OBF' começou no ano passado como um projeto-piloto, só com alunos do 2º ano do ensino médio. "Para este ano, conseguimos um financiamento da Fundação Lemann, o que nos permitiu ampliar o projeto. Surgiu também a ideia de realizar as atividades aos sábados, estabelecendo uma parceria com o CBPF", explicou Capaz.

OBF

Realizada desde 2006 pela Sociedade Brasileira de Física, a OBF tem como objetivos despertar e estimular o interesse pela física, proporcionar desafios, aproximar as universidades do ensino médio e identificar grandes talentos em física, preparando os estudantes para as olimpíadas internacionais e estimulando o ingresso nas carreiras científicas e tecnológicas. As inscrições devem ser feitas pelas escolas até 8 de maio, sendo que a primeira das três fases da competição será realizada nas próprias escolas no dia 8 de maio. A OBF tem o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Saiba mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva sua mensagem.