quinta-feira, 15 de abril de 2021

INPE perde a previsão do tempo, sua marca mais popular

Brasil Com Ciência
Shirley Marciano e Edmon Garcia
15 de abril de 2021

Segue um trecho do programa Brasil Com Ciência, com o diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Clézio de Nardin. Ele confirma que o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), órgão vinculado ao INPE, não fará mais as previsões do tempo, passando a atividade para o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Esta decisão, que foi tomada no âmbito do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), define que o INPE ficará somente com a parte de modelagem matemática das previsões e estudos climáticos.

Apesar de o INPE ter uma infinidade de atividades de pesquisa, a maioria é pouco conhecida pela  população, exceto o serviço de previsão do tempo, que sai nos noticiários diariamente. 

Portanto, fica a pergunta: o INPE perde em parte sua identidade ao deixar de fazer a previsão do tempo?

Confira o trecho da entrevista no vídeo abaixo. O programa completo, com os diversos assuntos tratados com o diretor, estará disponível na próxima sexta-feira pela TVT (São Paulo) e pelo canal 3 da Net (São José dos Campos), às 12h e 22h, respectivamente. Na segunda-feira, 19/04, às 22h, será possível assistir em nossa plataforma digital (youtube.com/c/brasilcomciencia). 



2 comentários:

  1. a resposta é: sim, perderá sua identidade porque a sociedade associa o CPTEC/INPE com a previsão. É uma pena.

    ResponderExcluir

Escreva sua mensagem.