sexta-feira, 19 de novembro de 2021

Carta dos servidores do Ex-CPTEC/INPE

Brasil Com Ciência
Shirley Marciano
19 de novembro de 2021

Imagem: Google/divulgação

Um grupo de servidores do ex-CPTEC/INPE procurou o SindCT para divulgar a carta abaixo.  São graves denúncias que colocam em risco serviços importantes do país, além de prejudicar servidores de carreira, com alto nível de capacitação. Vamos tratar deste assunto, mais detalhadamente, no nosso programa de TV, o Brasil Com Ciência, parceria do SindCT com a TVT (canal aberto na grade SP). 

 - - - - - - - - - 

Conforme publicado em abril, por meio desse blog, sobre o Sistema Nacional de Meteorologia (SNM), apresentamos uma notícia nada agradável para o INPE e para os servidores da área de Meteorologia e Climatologia. O INMET passará a realizar a previsão climática para 6 meses, deixando para trás a parceria entre o INPE e CENSIPAM, que nunca se concretizada de fato, mas que foi amplamente anunciada nas redes sociais e nos jornais.

Com isso, o INMET não deixará de fazer a previsão numérica de tempo e clima, como referenciado anteriormente no contato que fizemos com o blog SindCT Espacial e informado por vários servidores e por diversas vezes à direção e Coordenação Geral de Ciências da Terra (CGCT). 

Lembro que o INPE realiza a previsão climática para 3 meses, ficando prejudicado com essa nova previsão climática para 6 meses do INMET. É um duro golpe para os servidores que tiveram seus cargos extintos internamente, e que executaram por anos as suas funções e pesquisas na área de clima e tempo. Além disso, esses servidores prejudicados estão abandonados à própria sorte e sem rumo, diante da falta de gestão da direção do INPE e da CGCT. Dezenas de servidores não estão executando suas tarefas de origem, pelas quais foram contratados via concurso público. Isto poderá futuramente trazer complicações administrativas e psicológicas a essas pessoas.

O tão famigerado Sistema Nacional de Meteorologia (SNM), que nunca existiu na realidade e devido a não ter nenhuma portaria de criação e/ou regulamentação, serviu apenas de pano de fundo da Direção do INPE e do Coordenado Geral de Ciências da Terra (CGCT) para extinguir algumas funções dos servidores do INPE. Isto só veio favorecer a um pequeno grupo que está atualmente controlando a CGCT. 

Um sistema que tinha o objetivo de eliminar as sobreposições de atividades, gerando assim uma cadeia de processos, produtos e dados interligados e complementares, indica que suas maiores realizações são em criar sobreposições. 

Quem agiu inadequadamente neste caso? O INMET, por fazer parte de uma ideia que era o SNM, e continuou seu planejamento para a previsão numérica de tempo e clima? Ou o INPE em aceitar embarcar nessa aventura de desmonte e sem garantia, levando a perda de visibilidade, projetos, investimento, entre outros, na área de previsão de tempo e clima?

Como o INPE pôde se desfazer de várias tarefas e projetos, sem garantias legais, prejudicando o atendimento à sociedade, meio acadêmico, órgãos públicos, dentre tantos outros? Vários servidores do ex-CPTEC já se transferiram para São José dos Campos ou outras Instituições, acelerando o abandono e ratificando o planejamento de acabar com as pesquisa e projetos, deixando apenas o grupo que detém a CGCT ser favorecido.
Aqui o link da apresentação do modelo de clima, onde é possível notar o investimento em novo supercomputador e pesquisa em modelagem numérica. O INPE, que tinha um CPTEC, agora vai virar usuário de modelos do INMET, perdendo com essa mudança sua autonomia. 

Que triste fim! Agora o SNM vem com uma nova roupagem. Será a rede nacional de meteorologia. Observe também a retórica do diretor do INMET sobre esta questão. Uma grande balela, para ganhar tempo e tirar a atenção do que vem ocorrendo, em prol de interesses particulares que se sobrepõem ao público dentro do INPE.

Servidores do ex-CPTEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva sua mensagem.