segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

Tropeço de Bolsonaro sobre base dos EUA pode atingir Programa Espacial Brasileiro

Politicando - O Globo, via Brazilian Space
Roberto Maltchik
11 de janeiro de 2019


Bolsonaro em entrevista ao SBT.

Pegou mal entre negociadores brasileiros, que trabalham por um acordo com os EUA na área espacial, a declaração de Jair Bolsonaro sobre possível instalação de uma base militar americana em solo nacional.

O presidente já recuou: disse que foi mal compreendido e que o país não receberá uma base dos EUA. Ocorre que, na diplomacia e no Congresso, um dos argumentos mais pesados contra a relação BRASIL-EUA na área espacial aponta para os interesses militares dos EUA na América Latina.

Por anos, setores do Itamaraty e a indústria interessada na aproximação entre os dois países trabalham para acabar com a ideia – hoje em dia, bastante equivocada – de que o acordo espacial é a porta de entrada dos americanos no território brasileiro.

A fala de Bolsonaro realimenta teorias conspiratórias. E pode servir de argumento, especialmente para bancada do PT, contra um acordo com os EUA para o desenvolvimento do programa espacial. Este acordo trata da preservação da tecnologia estrangeira embarcada em satélites e foguetes, o chamado Acordo de Salvaguardas Tecnológicas.

A base americana certamente não esta no horizonte. Mas o tropeço verbal de Bolsonaro voltará a aparecer no noticiário quando o governo estiver negociando a aprovação do agreement no Congresso.


Fonte: Blog Politicando - O GLOBO - 11/01/2019 -https://blogs.oglobo.globo.com/politicando

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva sua mensagem.