terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Presidente da Agência Espacial faz primeira visita oficial ao INPE

AEB
18 de fevereiro de 2019

Foto: INPE
O presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Augusto Teixeira de Moura, visitou na primeira semana de fevereiro (10.02), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos (SP), órgão parceiro da AEB no desenvolvimento de satélites e em várias outras questões relacionadas à área espacial.

Durante o encontro, o diretor do Instituto, Ricardo Galvão, coordenadores e representantes de áreas e projetos desenvolvidos pelo Instituto, em parceria com a AEB, apresentaram aos visitantes o andamento do satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres (CBERS-4A), missões científicas e o domínio tecnológico pelo Brasil de sistemas espaciais, entre outros temas.

A comitiva da AEB teve ainda a oportunidade de conhecer o Centro de Rastreio e Controle (CRC), responsável pela operação em órbita dos satélites desenvolvidos pelo INPE ou em cooperação com instituições estrangeiras. Além de visitar o CRC, o grupo teve acesso também às instalações do Programa de Clima Espacial (Embrace), onde fenômenos solares são monitorados para evitar interferências em satélites e sistemas de geração de energia.

Foto: INPE

A visita se estendeu ao Laboratório de Integração e Testes (LIT), que está equipado com as mais avançadas tecnologias para atender ao Programa Espacial Brasileiro. Atualmente, o LIT realiza os últimos testes no CBERS-4A, que será transportado em maio para lançamento na China. Também estão em curso as atividades do Amazonia-1, primeiro satélite de Observação da Terra totalmente nacional, que será lançado em 2020.

Agência Espacial Brasileira (AEB)
É uma autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira. Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para empreender os esforços do governo brasileiro na promoção da autonomia do setor espacial.

Um comentário:

Escreva sua mensagem.