sexta-feira, 11 de maio de 2018

SpaceX adia lançamento de seu novo foguete Falcon 9 Block 5

Jornal do Brasil
10 de maio de 2018

Foto: www.noticiasaominuto.com.br/divulgação

A empresa SpaceX adiou o lançamento de seu novo foguete Falcon 9 Block 5 nesta quinta-feira (10), menos de um minuto antes da hora marcada para a decolagem.O lançamento será realizado na sexta-feira entre 16H14 e 18H21 locais (17H14 e 19H21 em Brasília), em Cabo Canaveral, Flórida.

"O lançador e seu carregamento estão em boas condições", comentou um porta-voz da SpaceX, sem explicar o motivo pelo qual o lançamento foi interrompido 58 segundos antes da decolagem. Estava previsto que o foguete, que promete ser mais potente e fácil de reciclar que os outros modelos, realizasse seu voo inaugural nesta quinta-feira.

Em sua primeira missão, o objetivo principal do foguete é colocar em uma órbita alta um satélite de comunicação de Bangladesh chamado Bangabandhu Satellite-1. Eventualmente, o foguete poderá trasladar astronautas à Estação Espacial Internacional (ISS), a bordo da cápsula tripulada Dragon, ainda em desenvolvimento.

O primeiro lançamento tripulado está previsto para dezembro deste ano, com o qual também seria a primeira vez que um foguete envia astronautas ao Espaço a partir dos Estados Unidos após o país fechar seu programa espacial, em 2011. O foguete foi construído para voar 10 vezes com um mínimo de reposição de peças, disse a repórteres o CEO da SpaceX, Elon Musk.

"Esperamos que não haja literalmente nenhuma ação (reconstrução) entre os voos, como acontece com os aviões", afirmou. "Desde 2002, foram 16 anos de esforço extremo e muitas interações, e milhares de mudanças pequenas, mas importantes, para chegar até onde acreditamos que fosse possível", acrescentou Musk.

O foguete Block 5 é a mais recente atualização do modelo Falcon 9. A companhia planeja se concentrar em uma nova geração de foguetes de carga pesada, chamados BFR. Depois do lançamento previsto para sexta-feira, o foguete tentará voltar e pousar verticalmente na plataforma "Of Course I Still Love You" situada no oceano Atlântico.

A SpaceX pousou 11 de seus foguetes em terra e 13 em plataformas flutuantes no oceano, em seu esforço para baixar os custos dos voos espaciais e aumentar a reciclagem das partes de foguetes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva sua mensagem.