terça-feira, 24 de abril de 2018

Pesquisador recebe prêmio latino-americano de geofísica espacial

INPE
23 de abril de 2018

Foto: divulgação/Wikimedia

Mangalathayil Ali Abdu recebeu o Prêmio Mario H. Acuña durante a Conferência Latino-Americana de Geofísica Espacial (COLAGE XI), realizada de 16 a 20 de abril no Centro Cultural da Ciência em Buenos Aires, Argentina.

Hoje aposentado, Mangalathayil Ali Abdu ingressou no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) em 1973 e mantém atuação em áreas como acoplamento atmosfera-ionosfera-magnetosfera, clima espacial, bolhas ionosféricas e tempestades magnéticas.

O Prêmio Mario H. Acuña é concedido pela ALAGE (Associação Latino-Americana de Geofísica Espacial) a um pesquisador de instituição de educação ou de pesquisa da América Latina que tenha se destacado na criação e no estabelecimento de infraestrutura para pesquisa científica em Ciências Espaciais em um ou mais países da região.

A ALAGE também considera a participação no desenvolvimento de instrumentação e na análise de dados, assim como a contribuição na formação de jovens cientistas em Ciências Espaciais na América Latina.

O pesquisador Mangalathayil Ali Abdu foi responsável por dezenas de teses e dissertações no Programa de Pós-Graduação do INPE. Em 1976, em cooperação com José Humberto Sobral, Abdu foi responsável pelo primeiro registro no Brasil do fenômeno conhecido como bolhas no plasma ionosférico. A descoberta ocorreu de forma simultânea em outras partes do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva sua mensagem.