segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Pesquisadores brasileiros participam de levantamento internacional sobre a composição do universo

MCTIC
3 de agosto de 2017

Cientistas revelaram as medidas mais precisas do universo: 26% estão na forma de uma matéria escura misteriosa e outros 70% são preenchidos por uma energia escura igualmente invisível, que está causando a expansão acelerada do universo. Crédito: ON

Uma colaboração internacional, que envolve mais de 400 cientistas de todo o mundo, revelou as medidas mais precisas do universo. Pesquisadores de institutos vinculados ao MCTIC participaram do projeto, que produziu "resultados científicos de impacto".

Cientistas revelaram nesta quinta-feira (3), nos Estados Unidos, as medidas mais precisas do universo: 26% estão na forma de uma matéria escura misteriosa e outros 70% são preenchidos por uma energia escura igualmente invisível, que está causando a expansão acelerada do universo. Esses resultados dão pistas sobre a evolução ao longo de 14 bilhões de anos. O Brasil participa da colaboração internacional Dark Energy Survey (DES), que envolve mais de 400 cientistas de sete países.

O Observatório Nacional, por meio do LIneA e do INCT e-Universo, apoia a participação de brasileiros neste levantamento com o consórcio DES-Brazil. Além de desenvolver um portal do projeto DES para distribuição dos dados para o Brasil e outros países, os pesquisadores brasileiros são responsáveis pela implementação de um portal científico para análise de dados.

"Esta é uma oportunidade excelente de astrônomos e físicos do Brasil participarem de um projeto desta envergadura, produzindo resultados científicos de impacto", afirma o pesquisador do ON Luiz Nicolaci da Costa, que coordena o LIneA.
"Um dos levantamentos internacionais contemplados pelo nosso INCT é justamente o DES, onde apoiamos a participação de pesquisadores brasileiros", acrescenta o vice-coordenador do INCT e-Universo, Rogerio Rosenfeld.

Fonte: ON

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva sua mensagem.