segunda-feira, 12 de junho de 2017

Seminário no INPE abordará radiação cósmica em sistemas espaciais

INPE
7 de junho de 2017



Estão abertas as inscrições para o seminário sobre estratégias de mitigação aos efeitos da radiação espacial em FPGAs (Field Programmable Gate Array), que será realizado em 28 de junho no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos (SP).

Com entrada gratuita, o evento é destinado a profissionais, pesquisadores e alunos que trabalham com componentes eletrônicos para sistemas espaciais e satélites.

O seminário promovido pelo INPE faz parte dos projetos CITAR - Circuitos Integrados Tolerantes à Radiação e NanosatC-BR, com o objetivo de capacitar recursos humanos para o desenvolvimento de dispositivos eletrônicos com o uso de FPGAs.

Referência nacional na área de engenharia e tecnologias espaciais, o INPE utiliza suas instalações para a formação continuada e oferecerá, neste evento, uma oportunidade ímpar para network e intercâmbio de informações entre os participantes.

O seminário será realizado por professores, engenheiros e pesquisadores da área de engenharia eletrônica de diversos institutos brasileiros. Os participantes receberão certificado eletrônico de participação após o evento.

Inscrições

As inscrições deverão ser realizadas até dia 25 de junho por meio do endereço eletrônico: giuliani.garbi@inpe.br. Importante: no título do e-mail deve constar “Inscrição para seminário FPGA”; e no corpo do texto: nome completo, e-mail, telefone, organização e função desempenhada.

Programação

O evento será realizado no Laboratório de Integração e Testes (LIT) do INPE, das 8h30 às 15h30, no dia 28 de junho (quarta-feira).

08h30 - Abertura e apresentação geral do evento
09h00 - FPGAs para uso espacial - desafios a serem vencidos
10h30 - FPGAs - Técnicas de mitigação à Radiação e sua aplicabilidade na área espacial
12h00 - Almoço
14h00 – Mesa Redonda: “As perspectivas de aplicações de FPGAs em missões espaciais”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva sua mensagem.