segunda-feira, 12 de junho de 2017

INPE discute projetos com a NOAA

INPE
7 de junho de 2017

Foto: INPE

O projeto GEONETCastAmericas, para disseminar informações por satélite com baixo custo e em tempo quase real, foi um dos temas de reunião entre especialistas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e da NationalOceanic&AtmosphericAdministration (NOAA), dos Estados Unidos. A rede mundial GEONETCast oferece dados da superfície, da atmosfera, metadados e produtos a diversos tipos de usuários parasubsidiar a tomada de decisões em várias áreas, como saúde pública, energia, agricultura, tempo, água, clima, desastres naturais e ecossistemas.

Para tratar deste e outros projetos desenvolvidos em colaboração entre as instituições, o diretor do INPE, Ricardo Galvão, recebeu no início do mês o diretor do Center for SatelliteApplications&Research (STAR) da NOAA, Harry Cikanek, que estava acompanhado por J. Eric Madsen, da Divisão de Assuntos Internacionais e Interagências, e Mindi Herzog, do serviço comercial do Consulado dos Estados Unidos em São Paulo. Pelo Instituto, participaram especialistas do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), das coordenações de Observação da Terra e de Ciências Espaciais e Atmosféricas, e da Sessão de Relações Internacionais.

Na oportunidade, foi discutida a recente atualização do sistema de recepção da missão COSMIC, voltada a avanços em meteorologia, pesquisa ionosférica, climatologia e clima espacial formada por satélites GPS e de baixa órbita terrestre (LEO). O objetivo é firmar proposta de cooperação científica envolvendo a missão COSMIC-2, que lançará satélites em órbitas de baixa inclinação em 2017 e de alta inclinação em 2020.

INPE e NOAA mantêm longa e proveitosa relação bilateral e, no âmbito das cooperações multilaterais, como CEOS (Committeeon Earth ObservationSatellites) e GEO (Groupon Earth Observations), os representantes do órgão americano reiteraram a importância da participação do instituto brasileiro, principalmente na iniciativa regional nas Américas, o AmeriGEOSS, pela relevância do desenvolvimento de capacidades técnicas e humanas na aquisição, compartilhamento, armazenamento e utilização de dados e informações de observação da Terra no processo de decisão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva sua mensagem.