segunda-feira, 19 de junho de 2017

Crianças de São José dos Campos participam de concurso das Nações Unidas sobre exploração espacial

INPE
16 de junho de 2017



Na terça-feira (20/6), às 9h30, serão apresentados no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos (SP), os trabalhos realizados por alunos da rede municipal para o concurso “Peace and Cooperation School Award 2017 – Looking to the Stars – The Future of the World”, promovido pela UNOOSA – Escritório das Nações Unidas para Assuntos do Espaço Exterior.

O evento é fruto de uma parceria entre o INPE, através da Seção de Relações Internacionais, e a Secretaria de Educação da Prefeitura de São José dos Campos, para viabilizar a participação neste concurso que busca aumentar a consciência sobre temas sociais globais entre as crianças.

Estudantes de todo o mundo foram convidados a apresentar trabalhos artísticos que reflitam os problemas sociais atuais e que ressaltem como a exploração do espaço poderia trazer benefícios para a humanidade. Os vencedores serão anunciados pela UNOOSA em outubro de 2017.

Um grupo de 26 crianças representará os alunos das escolas municipais de São José dos Campos na entrega dos trabalhos no INPE. Elas fazem parte do Coral da EMEF Elizabete de Paula e, na oportunidade, cantarão as músicas: Sementes do Amanhã, de Gonzaguinha; Trem-bala, de Ana Vilela; e Banaha, canção tradicional africana.

O evento é aberto ao público e acontecerá no Auditório Roger Honiat, no LIT/INPE.

As crianças participarão ainda de visita ao Laboratório de Integração e Testes (LIT).


Ciência nas escolas

O INPE busca fomentar nas crianças e jovens o interesse pela ciência e nos benefícios que esta pode trazer à sociedade.

Em outra parceria com a rede municipal de ensino de São José dos Campos, o INPE desenvolveu animações e material didático que em breve estará disponível, pela internet, a educadores de todo o Brasil.

A ideia é levar para a sala de aula alguns conceitos de meteorologia, ciência do sistema terrestre, clima espacial, energias renováveis, observação da Terra e satélites com uma linguagem adequada para crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva sua mensagem.