terça-feira, 13 de junho de 2017

CLA lança 20º foguete de treinamento básico

AEB
9 de junho de 2017

Foto: FAB

O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) realizou nesta quinta-feira (08.06) o lançamento do 20º Foguete de Treinamento Básico (FTB), disparado ao norte da costa maranhense. O lançamento faz parte da Operação Falcão I/2017, iniciada na última segunda-feira (05.06) em Alcântara, com o objetivo de lançar e rastrear um FTB, coletando dados via telemetria, com a finalidade de realizar o treinamento operacional do CLA e, ainda, coletar dados para qualificação e certificação do veículo.

O 20º lançamento do FTB em Alcântara ocorreu às 11h50 da manhã. O foguete atingiu uma altitude máxima (apogeu) de 31 quilômetros em 1min16seg de voo, vindo a atingir o ponto de impacto em alto mar a uma distância de 16 quilômetros da plataforma de lançamento. Ao todo, o voo do veículo durou 2min45seg até a queda no oceano Atlântico. A Operação Falcão I/2017 reuniu toda equipe operacional do CLA, além de militares que atuaram no suporte à campanha de lançamento pertencentes ao Grupamento de Apoio de Alcântara (GAP-AK) e ao Destacamento de Saúde de Alcântara (DS-AK).

O lançamento realizado na manhã desta quinta-feira foi acompanhado por comitiva chefiada pelo Major Brigadeiro do Ar Luís Roberto do Carmo Lourenço, Comandante do Quarto Comando Aéreo Regional (COMAR IV); também contou com representantes das áreas comercial e de serviços, eclesiástica, educacional, financeira, industrial, política e sindical, oriundos do estado de São Paulo.

Além da comitiva paulista, estiveram presentes professores da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), componentes do Programa de Pós-Graduação ligado ao Mestrado Profissional em Engenharia de Computação de Sistemas Aplicados à Engenharia Aeroespacial, que foi iniciado neste ano em cooperação com o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e com apoio do CLA.

“Eu acredito nessa parceria do Centro com as universidades para que a gente possa ajudar na solução de problemas do CLA, um espaço que se baseia em tecnologia, e as universidades locais, tanto estadual quanto federal, desenvolvem muitas pesquisas que podem contribuir para o Centro, ao mesmo tempo em que teremos alunos com uma motivação muito maior em trabalhar numa área de tamanha atração como a espacial”, destacou o professor Areolino Neto.

Foto: FAB

FTB

Desenvolvido pela indústria nacional, o FTB é um veículo de treinamento destinado a proporcionar treinamento operacional das equipes e testar a prontidão da infraestrutura dos centros de lançamento nacionais, CLA e Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), situado em Parnamirim, no Rio Grande do Norte, para lançamentos, exercitando as principais funções de comunicações, telemetria, rastreamento e gerenciamento dos procedimentos de segurança e comandos para lançamentos. O artefato utiliza combustível sólido e é estabilizado por quatro hastes aerodinâmicas. O sistema de lançamento emprega um casulo reutilizável que pode ser novamente empregado em outras operações para integração do veículo junto à plataforma de lançamento.

Características do FTB

Comprimento total: 3,05 metros

Diâmetro do veículo (calibre): 127 mm

Peso total do veículo: 68,3 quilogramas
Peso de propelente: 29,2 quilogramas
Peso reservado para experimento: 5 quilogramas
Apogeu aproximado (82°) (estimado): 30 quilômetros
Tempo total de voo (estimado): 2 minutos e 46 segundos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva sua mensagem.