terça-feira, 13 de junho de 2017

Brasileiro de sete anos recebe prêmio de mérito literário da Nasa

AEB
7 de junho de 2017

Foto: AEB

A Agência Espacial Brasileira (AEB) participou da International Space Development Conference 2017, realizada em Saint Louis, Missouri, nos Estados Unidos, na última semana de maio. O evento foi palco da cerimônia de entrega da premiação do concurso Nasa Ames Space Settlement, que deu ao brasileiro João Paulo Guerra Barrera, 7 anos, o prêmio na categoria de mérito literário.

O Brasil teve cinco ganhadores, o que garantiu a quarta colocação no ranking geral, atrás da Índia, Romênia e Estados Unidos.

O escritor bilíngue programou o jogo Sonic World Space Settlement, com base na história do livro de sua autoria “No mundo da Lua e dos Planetas”, que também tem versão em inglês – idioma que o brasileirinho aprendeu aos quatro anos de idade quando morou com os pais nos Estados Unidos.

No livro, João Paulo conta a história de três amigos que constroem um foguete utilizando material reciclado e viajam pelo espaço em busca de aventuras. Com a ajuda dos professores de uma escola de programação em São Paulo, João aprendeu a programar e utilizar suas habilidades para desenvolver o jogo – onde os três amigos desenvolvem um foguete, partem para o espaço e constroem uma estação espacial.

A competição realizada anualmente pelo Nasa Ames Research Center, San Jose University e National Space Society, destina-se a alunos de até 18 anos. O concurso tem como objetivo encorajar estudantes a pensarem sobre estações espaciais orbitais, em contraponto à colonização de Marte ou da Lua.

Durante à competição, os estudantes participantes competem em categorias de acordo com a faixa etária de cada um. Porém, no prêmio de mérito literário, todos os projetos concorrem sem distinção de categoria – onde João concorreu com outros seis mil estudantes de todo o mundo.

João Paulo contou com o apoio do biólogo Ivan Paulino Lima, pesquisador da University Space Research Association no Centro Ames de Pesquisas da NASA. Ivan divulgou o concurso em diversas escolas brasileiras no ano de 2016. Essa ação teve efeito imediato.

Conferência

O engenheiro eletricista e bolsista da AEB, Pedro Nehme, também participou do ISDC2017, onde especialistas do cenário aeroespacial americano e internacional abordaram temas como pequenos satélites, veículos lançadores e experimentos espaciais, assunto bastante conhecido por Nehme.

Para Pedro, a importância de estimular a criatividade das crianças na área espacial se justifica pelo motivo de que muitos projetos apresentados resultam em ideias criativas que podem ser a diretriz para uma possível aplicação inovadora.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva sua mensagem.