terça-feira, 31 de janeiro de 2017

MCTIC leva iniciativas de inclusão digital e de tecnologia para a Campus Party deste ano

MCTIC
30 de janeiro de 2017

Foto: Agência Brasil

Estande do ministério vai expor programas da pasta como o Brasil Mais TI e o Cidades Inteligentes, e vai identificar projetos inovadores que poderão ser apoiados. Evento em São Paulo (SP) terá 750 horas de atividades em seis dias.

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) marca presença a partir desta terça-feira (31) na Campus Party, um dos maiores eventos de tecnologia e inovação do mundo. Realizado até domingo (5) no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo (SP), o evento deve atrair mais de 120 mil pessoas e ter 750 horas de atividades, distribuídos por nove palcos temáticos. O MCTIC terá um estande na área aberta, a Open Campus, e participa de diversas mesas de debate.

O espaço do ministério será multiuso e contará com um ciclo de palestras e a divulgação de ações do ministério e das entidades vinculadas. Técnicos estarão à disposição do público para prestar orientações e identificar potenciais projetos inovadores que poderão ser apoiados pelo MCTIC. Sete programas da pasta serão divulgados.

O Brasil Mais TI oferece capacitação gratuita em tecnologia da informação (TI) para jovens do país;  o Start-Up Brasil apoia empresas nascentes de base tecnológica; o Sistema de Registro Nacional de Emissões (Sirene) disponibiliza informações online sobre emissões dos gases causadores do efeito estufa; o Cidades Inteligentes leva a municípios uma rede de fibra óptica que conecta órgãos públicos e oferece pontos públicos de acesso gratuito à internet; a plataforma Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr) divulga dados sobre a fauna e a flora brasileiras já catalogada; a Iniciativa Brasileira de Nanotecnologia (IBN) objetiva integrar as ações governamentais para o desenvolvimento científico e tecnológico da nanotecnologia; e os Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs) atendem jovens carentes com cursos e oficinas para reabilitação de equipamentos eletrônicos.

Na arena Campus Party, o espaço fechado do evento, o MCTIC participa do lançamento dos Indicadores de Cidades Inteligentes e Humanas, iniciativa que classifica as cidades de forma que os gestores públicos tenham uma estratégia adequada para modernizar os serviços municipais. Em outro painel, a mesa de debates demonstra, com exemplos de pequenos negócios que utilizam a tecnologia, como o início de uma cidade inteligente pode ser de forma simples. Especialistas convidados pelo MCTIC também participam de palestras sobre nanotecnologia, super ímãs de terras raras, a quarta revolução industrial e veículos híbridos, movidos a energia elétrica e hidrogênio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva sua mensagem.