segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Ministro conhece projeto de captura de gás carbônico em Santa Catarina

MCTIC
9 de dezembro de 2016

O ministro Gilberto Kassab visitou o Centro Tecnológico do Carvão Limpo (CTCL) da Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina (SATC), que atua no desenvolvimento sustentável do carvão mineral nacional e no atendimento às demandas energéticas do país. Fonte: MCTIC

Desenvolvido pela Associação Beneficente da Indústria Carbonífera, o projeto utiliza as cinzas do carvão para capturar gás carbônico e reduzir as emissões de gases de efeito estufa na atmosfera.

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab visitou nesta quinta-feira (8), em Criciúma (SC), o Centro Tecnológico do Carvão Limpo (CTCL) da Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina (SATC), que atua no desenvolvimento sustentável do carvão mineral nacional e no atendimento às demandas energéticas do país. 

Acompanhado do secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, Alvaro Prata, o ministro conheceu o projeto de captura de gás carbônico (CO²) a partir das cinzas do carvão com o objetivo de reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

"A SATC tem um histórico de sucesso com o intuito do bom aproveitamento do carbono usando a tecnologia. Tenho certeza absoluta de que o governo encontrará uma fórmula de dar o apoio para o que se realiza aqui, pois isso tem uma contrapartida grande para o país", afirmou o ministro.
A CTLC faz parte do apoio tecnológico do ministério às novas tecnologias para a redução das emissões de CO² geradas pela produção de energia a carvão. A construção das instalações dos prédios e laboratórios do centro recebeu aporte da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

"Além de conhecer nosso projeto de captura de CO², o ministro pode conhecer o projeto de criação do centro de empreendedorismo inovador, uma grande sistematização que visam gerar startups e mais inovação", disse o diretor-executivo da SATC, Fernando Zancan.

"A melhor maneira de contribuir para o desenvolvimento do país é com as startups. Elas nos permitem criar empreendedores, gerar mão de obra qualificada e, com isso, incentivar o investimento. O MCTIC tem suas linhas de financiamento para startups que nos permitem consolidar diversas parcerias e firmar compromissos no sentido de incentivar esse modelo de ação", acrescentou Kassab.

Captura de gás carbônico

As tecnologias de captura e armazenamento de CO² servem para recuperar o gás emitido em grandes quantidades, por exemplo, pelas termelétricas, siderúrgicas, fábricas de cimento e refinarias após a queima de matérias-primas (petróleo, gás ou carvão) e armazená-lo em estruturas geológicas profundas, reproduzindo o processo que a natureza tem realizado em jazidas naturais, ao longo de milhões de anos. A queima de recursos fósseis produz energia, mas também gera CO², um gás de efeito estufa associado às mudanças climáticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva sua mensagem.