quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Ministro destaca a importância da matemática para o desenvolvimento do Brasil

MCTIC
8 de novembro de 2016

Cerimônia no Rio de Janeiro marcou a entrega de 500 medalhas de ouro aos estudantes que mais se destacaram na Obmep. Crédito: Ascom/MCTIC

Na cerimônia de premiação da Olimpíada de Matemática, Gilberto Kassab ressaltou ainda o incentivo que cada medalha representa para os estudantes. "Cada um vai levar esse prêmio como legado", disse o ministro.

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, destacou a importância da matemática como propulsora do desenvolvimento do Brasil. Ele participou, nesta segunda-feira (7), no Rio de Janeiro (RJ), da cerimônia de entrega de 500 medalhas de ouro aos estudantes vencedores da 11ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) de 2015.

"A matemática é fundamental na ciência, na engenharia e em tantas outras aplicações para podermos ter um Brasil melhor. Essa medalha é um importante incentivo para que vocês [estudantes] se fortaleçam nessa importante jornada. Cada um vai levar esse prêmio como legado para a sua vida", afirmou.

O estado que mais conquistou medalhas foi Minas Gerais, com 151. Na sequência, aparecem São Paulo (68), Rio de Janeiro (50), Rio Grande do Sul (45) e Santa Catarina (38). Outros 48.284 estudantes receberam 1.500 medalhas de prata, 4.501 de bronze, além de 42.283 menções honrosas.

A Obmep começou em 2005 e tem como objetivo estimular o estudo da matemática, revelar talentos na área e contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica no país. Ela é organizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), organização social vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). A competição conta com recursos do MCTIC, do Ministério da Educação (MEC) e é apoiada pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

"A Obmep está contribuindo para ajudar a melhorar o panorama da matemática nas nossas escolas, fato que é comprovado por diversos estudos independentes", afirmou o diretor do Impa, Marcelo Viana.

Olimpíada integrada

No ano que vem, a Obmep será integrada à Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), envolvendo escolas públicas e particulares. As regras e o número de medalhas distribuídas para as unidades de ensino públicas serão mantidos no patamar de 2016. A expectativa do Impa é que 21 milhões de alunos participem da olimpíada integrada.

Na edição de 2016, 5.544 cidades registraram pelo menos uma escola na competição, o que representa 99,59% de todos os municípios brasileiros – um recorde. Participaram mais de 17 milhões de alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio das escolas públicas municipais, estaduais e federais.

Os estudantes que se destacam na Obmep são convidados a participar de programas de iniciação científica por meio de bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) – também vinculado ao MCTIC – e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC).

Biênio da Matemática

Em 2017, o Brasil vai sediar, pela primeira vez, a Olimpíada Internacional de Matemática, uma competição que reúne os melhores estudantes do mundo. No ano seguinte, é a vez do Congresso Internacional de Matemáticos trazer para o país pesquisadores de alto nível. Juntos, os dois eventos consagram o Biênio da Matemática Gomes de Souza. O nome é uma homenagem ao maranhense Joaquim Gomes de Souza, considerado o primeiro grande matemático do Brasil.

"Serão dois anos de atividades lideradas e promovidas pelo Impa com o objetivo de melhorar ainda mais a matemática nacional, melhorar o ensino, desfazer a imagem de bicho-papão e colocar o valor da importância que a matemática tem para o desenvolvimento nacional. Tenho certeza que o Biênio será um divisor de águas", destacou Marcelo Viana.

Também estiveram presentes na cerimônia de premiação da Obmep o ministro da Educação, Mendonça Filho; o secretário estadual de Educação do Rio de Janeiro, Wagner Victer; e o diretor-adjunto do Impa, Claudio Landim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva sua mensagem.