terça-feira, 29 de novembro de 2016

MCTIC quer saber a opinião dos pesquisadores brasileiros sobre os entraves à inovação

MCTIC
28 de novembro de 2016

Levantamento será feito com pesquisadores de 40 instituições de ensino do país. Foto: CNPEM

Cientistas de 40 instituições federais serão convidados a responder um questionário sobre a transformação das pesquisas desenvolvidas na academia em produtos e serviços. "Para o MCTIC, é fundamental contribuir para a desburocratização da pesquisa científica. Temos que pensar soluções para destravar os procedimentos de pesquisa", avalia o diretor da Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento, Sávio Raader.

Uma pesquisa aplicada em cerca de 40 instituições federais de ensino e pesquisa vai revelar o que os cientistas do país pensam sobre a burocracia. O objetivo é mostrar a percepção do pesquisador brasileiro sobre os entraves à inovação e à parceria entre a universidade e a empresa. Os questionários foram entregues aos representantes de fundações de 22 estados na última quinta-feira (24), durante o encerramento do 34º Encontro Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (Confies 2016), em Belo Horizonte (MG).

"Foram entregues cerca de 400 questionários que serão distribuídos a diversos pesquisadores em universidades e instituições de pesquisa federais do país. A partir do dia 12 de dezembro todas essas respostas irão voltar para o Confies e vamos poder fazer um levantamento da percepção do pesquisador brasileiro", afirmou o vice-presidente do Confies, Fernando Peregrino.

De acordo com o conselho, indicadores internacionais colocam o Brasil numa condição ruim na inovação e na relação entre a pesquisa e a sua transformação em bens e serviços. Peregrino ressaltou que é preciso acelerar o processo de inovação a partir das pesquisas realizadas nas universidades e instituições de pesquisa, "dado que tais entidades são responsáveis por mais de 90% da produção científica e tecnológica".

O levantamento é uma parceria do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Confies, Sebrae e Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

"Para o MCTIC, é fundamental contribuir para a desburocratização da pesquisa científica. É um desafio agilizar, tornar mais rápido esse processo e viabilizar a pesquisa. Os pontos mais relevantes da burocracia devem ser atacados pelo ministério e pelo governo. Temos que pensar soluções para destravar os procedimentos de pesquisa. Esse levantamento vai fazer uma análise importante para orientar políticas e programas relacionados à pesquisa pública no país", afirmou o diretor de Políticas e Programas de Ciências da Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento (Seped/MCTIC), Sávio Raader.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva sua mensagem.