segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Fundação Conrado Wessel renova apoio a prêmio do CNPq a pesquisadores brasileiros

MCTIC
25 de novembro de 2016

Ministro participou de cerimônia na Fundação Conrado Wessel. Foto: MCTIC

"A FCW renova hoje uma importante colaboração e uma grande contribuição à ciência e à pesquisa no Brasil", afirmou o ministro Gilberto Kassab durante cerimônia que marcou a renovação da parceria com o CNPq.

A Fundação Conrado Wessel (FCW) renovou por mais cinco anos seu apoio ao Prêmio Almirante Álvaro Alberto, distribuído anualmente pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) a pesquisadores brasileiros com relevante contribuição à ciência, durante solenidade nesta sexta-feira (25), em São Paulo (SP), com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab.

"Quero aqui não apenas cumprimentar a Fundação pelo trabalho realizado e pela manutenção das ações, mas, publicamente, ratificar e enfatizar o meu compromisso, representando o governo, de estar ao lado de cada um de vocês para que a gente possa efetivamente proporcionar ao Brasil essas transformações e mudanças que precisam acontecer", disse Kassab, após assinar o protocolo de intenções da renovação da parceria, com o diretor vice-presidente da FCW, Sérgio Roberto Marchese, o superintendente da Fundação, José Caricati, e o presidente do CNPq, Mário Neto Borges.

"A minha presença aqui hoje foi justamente para mostrar a gratidão e o reconhecimento do poder público à Fundação", acrescentou o ministro. "As fundações têm muita relevância em nosso país. São frutos de gestos de pessoas bem sucedidas na vida, que, ao final dela, acabam transferindo o sucesso das suas atividades para projetos muito nobres. A FCW renova hoje uma importante colaboração e uma grande contribuição à ciência e à pesquisa no Brasil."

Parceira do CNPq na distribuição da medalha desde 2006, a FCW oferece a premiação em dinheiro, atualmente no valor de R$ 200 mil. "Um ideal permanente da Fundação Conrado Wessel está aqui consagrado em um acordo específico em torno do Prêmio Almirante Álvaro Alberto", apontou Caricati. "Temos a certeza de que, ao estendê-lo pela segunda vez, por mais cinco anos, estamos programando uma renovação recorrente, sempiterna, para não dizer eterna."

O promotor de Justiça Airton Grazzioli, do Ministério Público do Estado de São Paulo, destacou o envolvimento do MCTIC com a iniciativa. "A presença de um ministro em uma solenidade como essa não é só simbólica, mas mais do que isso. A vinda dele demonstra a importância que o governo federal declina a esse tipo de parceria. E isso é muito importante para a Fundação Conrado Wessel, que apoia efetivamente a ciência e a educação."

Tradição

O CNPq instituiu a condecoração em 1981, ainda como Prêmio Nacional de Ciência e Tecnologia. A partir de 1986, a distinção passou a fazer referência ao almirante Álvaro Alberto, idealizador e primeiro presidente da agência. O reconhecimento a pesquisadores é concedido, em sistema de rodízio anual, a uma das três grandes áreas do conhecimento – Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes; e Ciências da Vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva sua mensagem.