quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Para ministro, investimento em educação é ferramenta para o desenvolvimento do país

MCTIC
26 de outubro de 2016


Ministro participou, em Brasília, da cerimônia de entrega do prêmio Anísio Teixeira da Capes.
Crédito: Ascom/MCTIC
Na entrega do prêmio Anísio Teixeira, em Brasília, o ministro Gilberto Kassab destacou que a educação é solução para a superação da crise. Prêmio foi concedido pela Capes a três pesquisadores de institutos vinculados ao MCTIC.

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, destacou, nesta quarta-feira (26), que o investimento em educação é a principal ferramenta para o desenvolvimento do Brasil. Em Brasília, o ministro participou da entrega do prêmio Anísio Teixeira, concedido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes) a personalidades que contribuíram de forma relevante para o desenvolvimento da pesquisa e a formação de recursos humanos no país.

"O Brasil vive um momento de transformações importantes. Para sair de uma crise, o grande instrumento de solução é o investimento em educação para que a gente possa fazer com que as pessoas, especialmente os jovens, tenham sua formação melhorada e possam construir o país que essas mudanças podem proporcionar", afirmou.

Entre os agraciados, estão três representantes de entidades vinculadas ao MCTIC: o diretor do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), Marcelo Viana; o diretor-presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Jorge Guimarães; e o pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Adalberto Luis Val.

A premiação homenageia o educador baiano Anísio Teixeira, que difundiu o papel transformador da educação e da escola para a construção de uma sociedade moderna, e também marca as comemorações pelo aniversário da Capes, criada em 1951. "Há 65 anos, a Capes contribui de maneira inestimável para termos um país mais justo, mais igual, onde a educação seja cada vez mais valorizada", afirmou o ministro Kassab.

Também receberam o prêmio o professor Antônio Cardoso do Amaral, da Escola Estadual de Ensino Médio Augustinho Brandão em Cocal dos Alves (PI); a presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Helena Nader; o professor emérito da Universidade Federal de Pernambuco Malaquias Batista Filho; a professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Márcia Cristina Bernardes Barbosa; e o ex-reitor da Universidade Federal do Ceará Roberto Cláudio Frota Bezerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva sua mensagem.