quarta-feira, 5 de outubro de 2016

AEB discute com CLBI projetos e propostas para 2017

AEB
5 de outubro de 2016

Foto: AEB

A Agência Espacial Brasileira (AEB/MCTIC) recebeu na última segunda-feira (03.10) a visita do diretor e vice-diretor do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), coronel Paulo Junzo Hirasawa, e Tenente Coronel Sidney Miguel Lima. Na Diretoria de Satélites, Aplicações e Desenvolvimento, eles discutiram com o diretor Carlos Gurgel e servidores, as propostas e projetos a serem conduzidos em parceria com a AEB no próximo ano.

Entre os projetos tratados estão o Centro Vocacional Tecnológico – CVT Espacial, projeto da Agência em parceria com o CLBI que está previsto para ser inaugurado ainda este ano, em Parnamirim (RN). Durante o encontro, o diretor Paulo Junzo convidou o presidente da AEB, José Raimundo Braga Coelho, a fazer a abertura e ministrar uma palestra, na área espacial, no VI Fórum de Pesquisa e Inovação (FOPI), que acontecerá de 7 a 9 de novembro, no CLBI.

O professor José Raimundo ressaltou a importância da parceria entre a AEB e o Centro de Lançamento no projeto do CVT-Espacial, além da relevância para o país e para a educação científica nacional. As palavras do presidente foram atestadas pelo diretor Junzo, que reafirmou a parceria nas áreas técnica, operacional, administrativa e legal definidas na reunião.

A importância do evento e a afinidade entre o fórum e o CVT, foram destacadas pelo diretor de satélite, Carlos Gurgel. No encontro ficou decidido que o Fórum será realizado nas instalações do CVT, servindo como teste de ocupação do espaço. A atual situação das obras, instalações e aquisição do mobiliário do centro também fizeram parte do encontro.

Segundo o coronel Junzo, o CLBI tem entre suas missões precípuas “o apoio a atividades de C&T e pesquisa básica, o que está perfeitamente alinhado com a missão e as atividades do CVT-Espacial”, afirmou.

Já o diretor Carlos Gurgel falou das possibilidades de uso do CVT por escolas públicas, particulares, institutos federais, universidades públicas ou particulares (internacionais) e até mesmo em eventos e competições acadêmicas. “O modelo flexível a ser adotado permite uma operação continuada e autossustentável do CVT-Espacial”, concluiu Gurgel.

A reunião foi encerrada com a confirmação de um reencontro no Fórum em Natal, quando serão verificadas as instalações do CVT e confirmada a data de inauguração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva sua mensagem.