sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Previsão climática aponta início das chuvas regulares a partir da segunda quinzena de outubro

MCTIC
29 de setembro de 2016



Chuvas devem melhorar nível dos reservatórios na grande área central do Brasil, mas pesquisadores alertam para o consumo consciente de água. Temperaturas devem ficar acima da média histórica na maior parte do país entre outubro e dezembro. Previsão para o período foi divulgada pelo Grupo de Trabalho em Previsão Climática Sazonal do MCTIC.

As chuvas regulares na grande área central do Brasil, que cobre o sul da Amazônia, as regiões Sudeste e Centro-Oeste e o oeste da região Nordeste, só devem começar a partir da segunda quinzena de outubro, e as temperaturas podem ficar acima da média histórica na maior parte do país entre outubro e dezembro. Os dados estão na Previsão Climática Sazonal do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) divulgada nesta quarta-feira (28).

De acordo com a pesquisadora do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe), Renata Tedeschi, a tendência dos últimos anos é de aumento das temperaturas, ainda que haja entradas ocasionais de massas de ar polar de alta intensidade no território brasileiro.

"O que temos percebido é que as mudanças climáticas têm um papel importante no aumento da temperatura ano após ano. Claro que há episódios de frio intenso, como tivemos no inverno, mas a tendência é de aumento nas temperaturas na comparação com a média histórica", disse Renata Tedeschi.

A expectativa dos meteorologistas é que o volume de chuvas no próximo trimestre tenha impacto positivo sobre o nível dos reservatórios de água da região central do país. Ainda assim, após dois anos de chuva abaixo da média, a pesquisadora alerta para a importância do consumo consciente da água.

"Os nossos modelos indicaram cenários muito diferentes e, por isso, não é possível prever com certeza como o volume de precipitações vai se comportar. A partir da segunda quinzena de outubro deve chover com mais regularidade, e o nível dos reservatórios vai se recuperar em parte. Passamos por dois anos de chuva aquém do esperado e, por isso, temos que usar a água com parcimônia, por precaução", observou Renata.

O Acre, que enfrenta uma grave estiagem e a queda do nível dos rios, deve registrar recuperação do volume hídrico. "Ao menos parcial", ponderou a pesquisadora.
A previsão é elaborada pelo Grupo de Trabalho em Previsão Climática Sazonal (GTPCS) que tem a participação do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e do Instituo Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), além do Inpe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva sua mensagem.