quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Pela primeira vez, Índia lançará cinco satélites em setembro de 2016

Space Daily, via AEB
8 de setembro de 2016



Com dois lançamentos em um mês, pela primeira vez, a Índia colocará pelo menos cinco satélites em duas órbitas diferentes em este mês, disse um alto funcionário na quinta-feira (01/08).

“Temos dois lançamentos este mês, o primeiro será dia 8 de setembro com INSAT-3DR, um satélite climático para os serviços meteorológicos. O segundo será, provisoriamente, em 26 de setembro, com quatro satélites, incluindo o nosso ScatSat, um satélite argelino e dois satélites menores como co-passageiros”, disse o Presidente da Indian Space Research Organisation – Organização de Pesquisa Espacial Indiana (ISRO, na sigla em inglês), A S Kiran Kumar, a repórteres no evento Space Expo.

Os satélites serão lançados a partir da base de foguetes da agência espacial estatal em Sriharikota, em Andhra Pradesh, cerca de 80 km a nordeste de Chennai.

O satélite climático de 2,2 toneladas será lançado de um foguete mais pesado, Veículo Lançador de Satélites Geo-síncrono (GSLV Mark II), uma vez que será implantado em uma órbita geoestacionária a 74 graus leste, cerca de 36.000 km da Terra.

Os outros quatro satélites serão lançados do confiável carro-chefe da agência espacial, Veículo Lançador de Satélite Polar (PSLV), e implantado em órbitas baixas da Terra.

O satélite meteorológico terá um gerador de imagens de seis canais e uma sonda de 19 canais. Ele também levará uma retransmissão de mensagem e de informação de busca e salvamento para plataformas de coleta de dados terrestres.

“O novo satélite irá aumentar a nossa capacidade de prever melhor os padrões de tempo e com antecedência para tomar as medidas adequadas. Sua informação de busca e resgate ajudará a coordenar a gestão de desastre”, disse outro funcionário da agência.

INSAT-3DR irá complementar os serviços meteorológicos e de retransmissão de dados de seu antecessor INSAT-3D, que está em operação desde 26 de julho de 2013.

O ScatSat de 370 kg, também um satélite de rastreamento, previsão de tempo e de ciclone, substituirá o Oceansat-2 da agência espacial, que está em disfunção, após quase cinco anos de vida útil.

“Os dados deste mini-satélite também serão usados pelas agências norte-americanas de espaço (NASA e NOAA) e por um consórcio espacial europeu (EUMETSAT). Ele também irá monitorar ventos da superfície do mar e prever ciclones, que atingiu nossas áreas costeiras”, disse o oficial.

O veículo espacial argelino de 200 kg (Alsat-2A), que o braço comercial da agência espacial Antrix Corporation contratou, é um satélite de sensoriamento remoto.

“Além ScatSat e Alsat, dois ou três microssatélites irão pegar carona no PSLV e serão implantados nas órbitas mais baixas”, acrescentou o oficial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva sua mensagem.