quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Novo serviço de vídeo poderá disseminar conteúdo científico

Agência CT&I
14 de setembro 2016


Os pesquisadores necessitam cada vez mais ampliar a visibilidade de seus trabalhos, não só no meio acadêmico, mas também na sociedade em geral. Para maximizar esse impacto, ferramentas como vídeos podem ser uma forma inovadora de apresentar a pesquisa científica para uma audiência maior. De acordo com o estudo Visual Networking Index, realizado em 2015 pela multinacional de tecnologia Cisco 80% do consumo global da internet será relativo a conteúdo de vídeo.

Para aproveitar todo esse alcance, a empresa de comunicação científica Editage lançou um novo serviço de vídeo. A novidade, chamada Editage Video Summaries, auxilia pesquisadores e editores na produção de conteúdo audiovisual capaz de explicar de maneira sucinta e didática complexas pesquisas científicas, ampliando o alcance e o impacto dos trabalhos.

A ferramenta está disponível em dois formatos: resumos em vídeo, com duração de três ou quatro minutos, que sintetizam o conteúdo da pesquisa; e vídeo teasers, mais curtos, com um ou dois minutos, que apresentam sucintamente o trabalho científico e permitem atingir um público mais amplo, incluindo colegas, investidores, formadores de opinião e leigos.

“Os vídeos educativos, que têm como objetivo esclarecer conceitos científicos complexos, tornaram-se cada vez mais populares. Fazendo uso de resumos em vídeos ou de vídeos teasers, os pesquisadores podem explicar com muito mais facilidade seus fundamentos científicos, seja para os investidores ou qualquer outra pessoa que precisar ter conhecimento do trabalho”, explicou Shriram Poonja, vice-presidente sênior global de marketing da Editage.

Redatores científicos, ilustradores e animadores convertem o manuscrito em um vídeo curto, que destaca as necessidades, os objetivos, a metodologia, as descobertas e as implicações da pesquisa por meio de recursos como: imagens, narração, texto e animação. Segundo Shriram, o autor envolve-se diretamente no processo de criação dos vídeos, assegurando assim que o conteúdo atenderá suas necessidades reais.

“Os pesquisadores muitas vezes chegam até nós com dificuldades de colocar toda a amplitude de sua pesquisa em único manuscrito, especialmente pelas limitações nos números de palavras e de figuras. Os vídeos não têm essa restrição. Pelo contrário, nesse caso, incentivamos os autores a incluírem dados e imagens de maior apelo em seus conteúdos”, comentou Poonja.

A Editage, atualmente, tem produzido pilotos deste novo serviço. Editores, pesquisadores e instituições podem visitar o https://www.editage.com/video-summaries/ ou então enviar um e-mail para 
 videosummaries@editage.com  para obter mais informações sobre o serviço.

(Agência Gestão CT&I, com informações da Editage)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva sua mensagem.