quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Ministros de Brasil e Portugal discutem o fortalecimento da cooperação científica

MCTIC
6 de setembro de 2016

Ministro Manuel Heitor foi recebido pelo ministro Gilberto Kassab na segunda-feira (5), em São Paulo (SP).
Crédito: Ascom/MCTIC
Comitiva liderada pelo ministro Manuel Heitor apresentou a Estação Internacional de Investigação dos Açores, voltada para pesquisa nas áreas espacial, marinha, energia e mudanças climáticas. Brasil poderão participar do projeto.

Os ministros da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações do Brasil, Gilberto Kassab, e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, Manuel Heitor, discutiram nesta segunda-feira (5), em São Paulo (SP), o fortalecimento da cooperação bilateral, iniciada há 30 anos.

A delegação portuguesa apresentou o projeto da Estação Internacional de Investigação dos Açores (AIR Center, na sigla em inglês) a representantes da Agência Espacial Brasileira (AEB), em Brasília (DF), e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em São José dos Campos (SP). Além da localização geográfica estratégica, o centro de pesquisa tem infraestrutura para abrigar uma base espacial, instalações para medição de radiação atmosférica e um departamento de oceanografia e pesca. A expectativa é que o Brasil participe das pesquisas que serão desenvolvidas no AIR Center nas áreas de energia, mar, mudanças climáticas e observação da Terra.

Uma das possibilidades abertas pelo diálogo entre os ministros é a realização de um workshop sobre a cooperação entre os dois países por ocasião da 11ª Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), prevista para novembro.

Consolidação

Kassab e Heitor acertaram a formação de um grupo de trabalho formado por representantes dos dois ministérios para identificar ações conjuntas e elaborar uma agenda de fortalecimento da cooperação. O ministro português destacou a parceria do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), sediado em Braga, com o Sistema Nacional de Laboratórios em Nanotecnologia (SisNano), coordenado pelo MCTIC, e a disponibilidade dos repositórios científicos do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), além de sugerir acordos para pesquisa conjunta em agricultura e cidades sustentáveis.

A delegação portuguesa deve participar da abertura dos Jogos Paralímpicos Rio 2016, nesta quarta-feira (7), e da 32ª Bienal de Arte de São Paulo, que ocorre de 7 de setembro a 11 de dezembro. A agenda também prevê uma visita à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva sua mensagem.