quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Ministro e presidente da Fapesp discutem intensificar parcerias de apoio à pesquisa

MCTIC
21 de setembro de 2016

O ministro Gilberto Kassab, o presidente da Fapesp, José Goldemberg, e o diretor do CNPEM, Carlos Américo Pacheco, se reuniram em São Paulo. Crédito: Ascom/MCTIC
Uma das ações é o Programa PAPPE-PIPE, que apoia o desenvolvimento de produtos, processos e serviços inovadoras em áreas consideradas estratégicas para as políticas públicas do governo.

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, reuniu-se, nesta segunda-feira (19), com o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), José Goldemberg, para discutir a revitalização de programas conjuntos. Dentre as cooperações abordadas, eles conversaram sobre o Programa PAPPE-PIPE, que apoia o desenvolvimento de produtos, processos e serviços inovadores em áreas consideradas estratégicas para as políticas públicas do governo federal.

Outros assuntos debatidos foram a ampliação da ação conjunta Finep-Fapesp para o lançamento de chamadas voltadas a grandes desafios nacionais; o desenvolvimento do Parque Tecnológico do Jaguaré, no Espírito Santo; e a cooperação, envolvendo o MCTIC, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Fapesp, na gestão e financiamento de grandes projetos internacionais e no tema Manufatura Avançada, neste caso, em articulação com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a indústria brasileira.

Parceria

Nesta quinta-feira (22), a Finep e a Fapesp fazem o anúncio dos 46 projetos de pesquisas selecionados em duas chamadas conjuntas lançadas em 2015: Programa PIPE/PAPPE Subvenção Fase III – 4ª Rodada e Fortalecimento e Qualificação em Manufatura Avançada das Cadeias Produtivas da Indústria Aeroespacial e de Defesa do Estado de São Paulo. 

Para o edital do PIPE/PAPPE, foram previstos R$ 60 milhões, divididos igualmente entre as duas agências, para estimular a ampliação e o adensamento das atividades de pesquisa e inovação nas empresas do estado de São Paulo. Já o segundo edital visa ao fortalecimento e a qualificação em manufatura avançada das cadeias produtivas da indústria aeroespacial e de defesa do estado.

Segundo a Finep, essas indústrias são caracterizadas pela geração de alta tecnologia com emprego de capital humano altamente especializado. Entre as várias possibilidades de desenvolvimento no setor, foram priorizadas algumas das principais demandas tecnológicas e com potencial de impacto em outras cadeias produtivas nacionais, como Materiais Compósitos e Metálicos, Medição, Ferramental, Automação, Montagem Estrutural e Cablagem. O apoio, de R$ 30 milhões, também será dividido igualmente entre Finep e Fapesp.

O secretário-executivo do MCTIC, Elton Zacarias, o presidente da Finep, Marcos Cintra, e o secretário de Política de Informática, Maximiliano Martinhão, acompanharam o ministro Gilberto Kassab na reunião, que também contou com a participação do diretor do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), Carlos Américo Pacheco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva sua mensagem.