terça-feira, 27 de setembro de 2016

Índia coloca pela primeira vez vários satélites em 2 órbitas terrestres

Agência EFE

27 de setembro de 2016

satélite indiano  - Foto: divulgação/ISRO

A Índia colocou nesta segunda-feira (26) pela primeira vez oito satélites de diferentes nacionalidades em duas órbitas terrestres após ser lançados em um único foguete espacial, uma conquista que foi aplaudida pelas autoridades indianas como um marco histórico.

"Um momento de imensa alegria e orgulho para a Índia (...) Nossos cientistas espaciais continuam fazendo história", afirmou o primeiro-ministro, Narendra Modi, em comunicado.

O lançamento aconteceu com um veículo polar PSLV-C35, a partir de uma plataforma na base de Sriharikota, no estado de Andhra Pradesh, informou a Organização da Pesquisa Espacial da Índia.

Transcorridas duas horas, os oito satélites (um meteorológico e sete de comunicação) foram colocados com sucesso em duas órbitas terrestres diferentes.

"Esta é a primeira missão de um PSLV na qual sua carga foi lançada em duas órbitas diferentes", afirmou a agência espacial indiana, que transmitiu ao vivo todo o processo desde a contagem regressiva até a confirmação do sucesso.

Três dos satélites pertencem à Índia, enquanto outros três são argelinos, um canadense e outro americano.

Com este lançamento a Índia se une a um limitado clube de países com a capacidade de colocar satélites em diferentes órbitas com um só foguete, como é o caso da Agência Espacial Europeia, que realizou o último deste tipo de lançamentos há dez dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva sua mensagem.