sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Explosão em plataforma da SpaceX destrói satélite israelense e foguete

G1, com informações Reuters
1 de setembro de 2016



SpaceX informou em comunicado que não houve feridos. Satélite de comunicações israelense seria lançado no sábado.

Uma explosão destruiu um foguete Falcon 9, da companhia SpaceX, nesta quinta-feira (1), durante teste de lançamento de rotina em Cabo Canaveral, na Flórida, fazendo tremer prédios a quilômetros de distância e gerando uma grande nuvem de fumaça preta.
A SpaceX informou em comunicado que não houve feridos, mas que uma "anomalia" durante o teste estático resultou na perda do foguete e do satélite de comunicações israelense que seria levado para o espaço no fim de semana.

Amos 6, o satélite israelense, seria, além disso, o primeiro usado pelo Facebook e faria parte de sua campanha para levar, do espaço, internet a áreas remotas. O criador da rede social, Mark Zuckerberg, lamentou o acontecimento.
"Estou profundamente desapontado ao saber da falha no lançamento da SpaceX que destruiu nosso satélite que forneceria a conectividade entre tantos empresários e todas as outras pessoas de todos os continentes", disse Zuckerberg em sua página no Facebook.

Explosões foram registradas nesta quinta-feira (1) no local de lançamento da SpaceX em Cabo Canaveral (Foto: Marcia Dunn/AP)
Um porta-voz da Estação da Força Aérea em Cabo Canaveral disse que houve uma explosão "significativa" pouco depois das 9h (horário local) no Complexo de Lançamento 40, que é alugado pela SpaceX. "Nossas equipes de gerenciamento de emergências estão respondendo agora", disse o porta-voz, Bryan Purtell.

A explosão destruiu a plataforma durante um teste de lançamento do foguete Falcon 9 antes do lançamento do satélite de comunicações da Spacecom, que era programado para o início de sábado.

Pessoas em prédios a quilômetros da instalação escreveram nas redes sociais que sentiram a explosão, e imagens ao vivo da TV mostraram uma grande nuvem de fumaça preta no local. Autoridades locais disseram que moradores da região não estão em risco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva sua mensagem.