quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Cemaden finaliza instalação de equipamentos para monitoramento de riscos de deslizamentos em Angra dos Reis (RJ)

Cemaden
8 de setembro de 2016



A finalização do trabalho da instalação dos sensores geotécnicos no município de Angra dos Reis, região serrana do Rio de Janeiro,  pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, ocorrerá na próxima semana, entre os dias 12 e 16 de setembro. Nesse período, uma equipe de pesquisadores do Cemaden estará acompanhando os trabalhos de instalação e configuração dos equipamentos, em parceria com a Defesa Civil do município.

Os sensores geotécnicos fazem parte do projeto de Monitoramento de Morros para Prevenção de Riscos de Deslizamentos do Cemaden/MCTI para acompanhar, com maior precisão, a movimentação de terra em morros e encostas nas áreas de riscos de deslizamentos. São equipamentos de alta tecnologia que estão sendo  instalados nas áreas vulneráveis a deslizamentos de nove municípios, em várias regiões do País.

Em Angra dos Reis, já foi instalada a Estação Total Robotizada (ETR), no prédio da Rua Raul Pompeia, no Centro da cidade, que fica direcionada em frente às  áreas  vulneráveis a deslizamentos das encostas, onde estão sendo instalados os 100 (cem) prismas. Essas áreas se localizam nos Morros : do Abel, da Carioca, do Santo Antonio, da Caixa D’Água, do Carmo, da Fortaleza, das Marinas e do Sapinhatuba III.

Projeto de Monitoramento dos Morros para Prevenção de Deslizamentos

A Estação Total Robotizada (ETR) é um sensor geotécnico que emite sinal infravermelho, o qual é refletido nos 100 prismas ( ou espelhos)  instalados nos morros e encostas do município. Esses sinais emitidos permitem captar até pequenas movimentações de terra dos morros, abrangendo uma área circundada de encostas em 360 graus, cobrindo até 2,5 km de extensão.

Os dados coletados pelos equipamentos serão enviados, via internet, ao Cemaden, possibilitando acompanhar e monitorar qualquer risco de deslizamentos das encostas. A partir das pesquisas, as informações e dados obtidos darão subsídios para aprimorar a emissão de alertas prévios de movimentos de massa com maior confiabilidade.

Os moradores das áreas de riscos de deslizamentos de Angra dos Reis estão  sendo informados e esclarecidos sobre as instalações desses aparelhos próximos às moradias. Esses equipamentos não causam quaisquer interferências em outros equipamentos e nem impactos às áreas onde serão instalados.

O município de Angra dos Reis já tem parceria com o Cemaden, com 30 pluviômetros automáticos instalados em locais próximos a áreas de risco de desastres, além de 16 pluviômetros semiautomáticos, do Projeto Pluviômetros nas Comunidades. Os pluviômetros têm a função de medir, em milímetros, a quantidade de chuva precipitada, durante um determinado tempo e local,  para monitoramento do município.

Além de Angra dos Reis, os sensores geotécnicos já foram instalados nos municípios de Mauá e Santos, no estado de São Paulo; em Blumenau, em Santa Catarina; Nova Friburgo e Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro; em Recife, Pernambuco; em Salvador, na Bahia e  em finalização no município de Teresópolis, também na região serrana do Rio de Janeiro.

Dentro do projeto de Monitoramento de Morros para Prevenção de Riscos de Deslizamentos, na primeira etapa, cada um dos nove municípios  recebeu uma Estação Total Robotizada, acompanhada de 100 prismas. Na segunda etapa do projeto, serão instalados mais um conjunto de equipamentos de monitoramento, composto por 15 plataformas de coleta de dados. Cada plataforma é integrada por um pluviômetro e seis sensores de umidade do solo, que coletam dados sobre quantidade de chuvas acumuladas e de água no solo, complementando as informações para o monitoramento de possíveis riscos de deslizamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva sua mensagem.