sexta-feira, 8 de julho de 2016

Três astronautas partem para missão de quatro meses na ISS

AEB
8 de julho de 2016

Kathleen Rubins, Anatoli Ivanichin e Takuya Onishi. Fotos: Nasa
Dois astronautas e um cosmonauta decolaram a bordo de uma Soyuz, rumo à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) para uma missão de quatro meses.

A americana Kathleen Rubins, o japonês Takuya Onishi e o russo Anatoli Ivanichin decolaram do cosmódromo de Baikonur (Cazaquistão) à 1h36 desta quinta-feira (7), por volta das-22h36 desta quarta (6) pelo horário de Brasília. A Estação Espacial gira em torno da Terra a uma velocidade de 28 mil km/h desde 1998.

O lançamento havia sido adiado por mais de duas semanas em razão de testes suplementares realizados por especialistas russos na cápsula, que agora está equipada com um novo sistema de navegação, mais resistência e maior número de células nos painéis solares.

A bióloga Kate Rubins, da Nasa (agência espacial norte-americana), será a primeira mulher a bordo da ISS desde que a italiana Samantha Cristoforetti regressou, em junho de 2015, de uma missão de 199 dias –um recorde para uma mulher.



Rubins, que se incorporou ao programa em 2009, também será a primeira a sequenciar um DNA no espaço, durante a missão. Takuya Onishi é o 11º japonês a viajar ao espaço. Anatoli Ivanichin já passou 165 dias no espaço em sua primeira missão na ISS, em 2011 e 2012.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva sua mensagem.