segunda-feira, 18 de julho de 2016

18/07 - Passeata "Não mexa em nossa GQ" reúne um grande número de servidores

Redação SindCT
Shirley Marciano
18 de julho de 2016



Ato 18/07/2016  em frente ao Comaer - Foto: Shirley Marciano


Hoje, 18/07, foi realizado um grande ato em frente à portaria principal do INPE. Após os esclarecimentos dados pelo presidente do SindCT, Ivanil Elisiário Barbosa, sobre os andamentos do processo em Brasília, o ato seguiu em caminhada até a portaria do Comando da Aeronáutica (Comaer). O Intuito é chamar a atenção ao grave erro de redação cometido pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) e pressionar para que seja resolvido. 



Gino Genaro, diretor da área de comunicação do SindCT, disse que até o momento não há nada garantido, e que, portanto, tem que haver muita mobilização e pressão, tanto dos servidores, quanto do SindCT e do Fórum de C&T em Brasília. 

O projeto de lei (PLC 33/2016) que reajusta os salários em 5,5% em agosto de 2016 e 5,0% em janeiro de 2017 foi aprovado na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, e aguarda apenas sanção presidencial para entrar em vigor. 

Acontece que o projeto saiu do MPOG com erros de redação, e pode-- se nada for feito --fazer com que todos os Técnicos da carreira de C&T deixem de receber a íntegra da parcela referente à GQ nos seus vencimentos de agosto (a serem pagos no início de setembro). Assim, o que era para ser um tímido reajuste salarial de 5,5%, poderá passar a ser um profundo corte de cerca de 40% nos vencimentos destes servidores.

O Fórum de C&T vem atuando em Brasília no sentido de reverter esta lambança cometida pela área técnica do governo, mas é importante fazer mais. É fundamental a mobilização de toda a categoria no sentido de pressionar as autoridades para que estes erros sejam corrigidos a tempo de se fechar a folha de pagamento de agosto. 

Participaram do ato cerca de 200 servidores do INPE e do DCTA.

Segue abaixo o Comunicado do RH do MCTIC, que saiu na intranet:


Aqui os links das notícias que saíram no G1, Link Vanguarda (Globo)Meon.

2 comentários:

  1. Imagina por exemplo quem tem um financiamento imobiliario, que compromete 30% do salario... Ai eles me criam um documento que reduz em 40%... O cara faz o que? Perde a casa? É... So no nosso governo mesmo... Espero que a nota do MCTIC que nao seremos cortados seja verídica, e que consertem para que o aumento na GQ entre logo em vigor...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo contato. Sim, a nota é verídica. Eu mesma entrei em contado com o MCTIC hoje e eles me confirmaram. Ela saiu na intranet do MCTIC na sexta e Hoje na do INPE. Quanto ao conteúdo, entendo que eles não garantem nada, apenas dizem que estão cientes e empenhados para buscar uma solução. Faz quase cinco anos que trabalho no SindCT e nunca vi um absurdo deste tamanho acontecer. Abs

      Excluir

Escreva sua mensagem.