segunda-feira, 18 de julho de 2016

Brasil conquista seu melhor resultado na Olimpíada Internacional de Matemática

IMPA, via MCTIC
15 de julho de 2016

Delegação brasileira ficou com a melhor colocação entre os países ibero-americanos.
Crédito: Divulgação/Obmep
Foram divulgados na noite de quinta-feira (14) os resultados da 57ª Olimpíada Internacional de Matemática (IMO 2016), que aconteceu em Hong Kong. Na pontuação geral por equipe, o Brasil ficou em 15ª lugar, a melhor colocação do país em toda a história da competição, com cinco medalhas de prata e uma de bronze. 

A cerimônia de premiação acontece nesta sexta-feira (15).
Dentre os países ibero-americanos, o Brasil ficou em primeiro lugar, à frente de países como Espanha, Portugal, México, Peru e Argentina. Mais tradicional e competitiva olimpíada de matemática do mundo, com a participação de equipes de mais de cem países, a IMO será sediada pela primeira vez no Brasil em 2017.

"Ficar entre os 15 melhores da IMO significa atingir uma meta que a coordenação da Olimpíada Brasileira de Matemática [OBM] havia traçado. Foi um resultado excelente. O Brasil ganhou de países tradicionalmente muito fortes como Alemanha, Bulgária e Romênia", comemorou o pesquisador do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) – organização social vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – e coordenador-geral da OBM, Carlos Gustavo Moreira.

O time brasileiro foi formado pelos medalhistas de prata João César Campos Vargas, de Passa Tempo (MG); Andrey Jhen Shan Chen, de Campinas (SP); Daniel Lima Braga, de Eusébio (CE); Pedro Henrique Sacramento de Oliveira,  de Vinhedo (SP); e Gabriel Toneatti Vercelli,  de Osasco (SP). Já a medalha de bronze foi conquistada por George Lucas Diniz Alencar,  de Fortaleza (CE). Os seis estudantes foram escolhidos para representar o Brasil após um rigoroso processo de seleção que considerou os resultados na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) de 2015 e em quatro provas realizadas este ano. A seleção para a IMO é feita por uma comissão da OBM.
A equipe brasileira desembarca no Aeroporto Internacional de Guarulhos, no domingo, às 16h30.

Ranking 

Estados Unidos, Coréia do Sul, China, Singapura e Taiwan ocupam as primeiras posições no ranking da IMO 2016. Os resultados (por países) podem ser conferidos neste endereço. As provas da IMO 2016 foram aplicadas na segunda (11) e na terça-feira (12). Os alunos tiveram, em cada dia, quatro horas e meia para resolver três questões em cada dia.

Os seis estudantes foram escolhidos para representar o Brasil após um rigoroso processo de seleção que considerou os resultados na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) de 2015 e em quatro provas realizadas este ano. A seleção para a IMO é feita por uma comissão da OBM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva sua mensagem.