segunda-feira, 20 de junho de 2016

Satélite russo estuda buracos negros e ondas gravitacionais

Sputnik, via Jornal do Brasil
19 de junho de 2016



A sonda espacial Lomonosov lançada em abril com o telescópio Master-Choque vão ajudar o observatório gravitacional norte-americano (LIGO em inglês) a procurar os sinais óticos de fusões de buracos negros com pulsares e que provocam o aparecimento de ondas gravitacionais, acredita o astrônomo Vladimir Lipunov.

As fotografias do céu noturno do hemisfério sul da Terra, que foram obtidas pelos telescópios desta rede no dia 14 de setembro de 2015, quando foi gravado o primeiro relâmpago de ondas gravitacionais, foram usados por LIGO para buscar o ponto do seu aparecimento. Segundo ele, os dados obtidos pelo MASTER ajudaram os cientistas a provar que este relâmpago apareceu por causa dos buracos negros e não por causa da explosão de uma estrela supernova.

"Quando o LIGO foi construído, as pessoas não sabiam para que tinha ele sido criado, eles esperavam estudar estrelas neutrônicas e não buracos negros. Por isso o detector devia funcionar nas outras frequências mais elevadas. Ainda em 1990, nós mostrámos que é mais provável que o LIGO veja buracos negros em vez de pulsares e nos convencemos a expandir a amplitude de funcionamento do detector. As duas últimas descobertas mostram que nós tínhamos razão", disse Lipunov.

Segundo Lipunov, as mais de 20 redes do telescópio, que estão observando quase toda a superfície do céu noturno da Terra, participam da busca de ondas gravitacionais e suas fontes em conjunto com o LIGO, incluindo a rede russa MASTER.

"Considerando que o relâmpago foi no hemisfério sul, o MASTER foi a única rede que conseguiu realizar buscas em grande escala da fonte do relâmpago", continuou o astrônomo.

Segundo o cientista, o MASTER vai continuar a cooperar com o LIGO após o relançamento do observatório gravitacional que deverá ocorrer no início do outono deste ano. Além dos componentes terrestres da rede MASTER, o seu "primo" espacial, a sonda Lomonosov vai continuar estudando as ondas gravitacionais no espaço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva sua mensagem.