terça-feira, 28 de junho de 2016

Ministro: MCTIC vai contribuir com parque tecnológico no Rio Grande do Norte

MCTIC
27  de junho de 2016

Ministro participou de seminário na Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte 
Um cronograma para elaboração de projeto será definido nas próximas semanas em parceria com o governo do estado. Gilberto Kassab participou do 27º Seminário Motores do Desenvolvimento do Rio Grande do Norte.

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, anunciou nesta segunda-feira (27) a elaboração de um projeto para a construção de um parque tecnológico no Rio Grande do Norte. Segundo ele, o MCTIC quer apoiar os investimentos em pesquisa e inovação no estado. O anúncio foi feito em Natal, onde Kassab participou do 27º Seminário Motores do Desenvolvimento do Rio Grande do Norte.

"Nós estabelecemos com o governador [Robinson Faria] um cronograma para que possamos, nas próximas semanas, já ter em Brasília uma equipe do estado reunida conosco, a fim de que possamos instalar, aqui no Rio Grande do Norte, um importante parque tecnológico, que possa atender às vocações locais."

No evento, o ministro destacou dados de um estudo sobre indicadores de parques tecnológicos realizado pelo MCTIC em parceria com o Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (CDT/UnB) em 2013. As 80 unidades consultadas na ocasião tinham 939 empresas instaladas, sendo a maior parte nas regiões Sul (373), Nordeste (303) e Sudeste (230). O Centro-Oeste e o Norte, juntos, abrigavam 33 empresas.

"Aqui no Rio Grande do Norte há muito por fazer. É um dos estados do Nordeste ainda sem parque tecnológico e que, nos últimos anos, tem recebido poucos investimentos em pesquisa e inovação. A nossa disposição é reverter esse cenário. Vamos buscar instrumentos para isso na Finep [Financiadora de Estudos e Projetos], no BNDES [Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social] e em outros organismos de apoio", afirmou.

Kassab disse ainda que o MCTIC e governo estadual vão definir os setores econômicos que serão instalados no parque tecnológico. "Ele terá a particularidade de atender às vocações do estado, com pesquisa, por exemplo, de energia eólica, biocombustíveis, pedras preciosas e sais minerais. Enfim, a ideia é identificar possibilidades e criar núcleos vinculados a cada uma delas."

Atualmente, o Brasil possui 96 iniciativas de parques tecnológicos – 29 em operação, 27 em implantação e 40 em projeto. O MCTIC criou em 1998 e reformulou em 2005 o Programa Nacional de Apoio às Incubadoras de Empresas e aos Parques Tecnológicos (PNI), com objetivo de fomentar maior aproximação entre academia e indústria.

O Seminário Motores do Desenvolvimento é realizado desde 2008 pelo jornal Tribuna do Norte em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a Federação do Comércio do RN (Fecomércio), a Federação das Indústrias do RN (Fiern) e o Ministério Público estadual.
A atual edição do evento tem como tema a "UFRN e os parques tecnológicos, inovação para o desenvolvimento".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva sua mensagem.