quarta-feira, 29 de junho de 2016

Bolsista brasileira vence prêmio de melhor tese de doutorado da América Latina

Capes, via Agência CT&I
28 de junho de 2016



A bolsista de doutorado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Marcia Regina Santiago Scarpin, teve sua tese premiada como melhor trabalho da América Latina e Caribe. A condecoração ocorreu durante a 27ª “Annual Production and Operations Management Society (POMS) Conference”, evento realizado em Orlando, nos Estados Unidos.

A conferência anual do POMS é uma das mais importantes na gestão de operações e reúne pesquisadores de todo o mundo, que tem a oportunidade de apresentar suas pesquisas atuais e projetos futuros. Neste ano, foram mais de 1.500 resumos e artigos, com a participação de mais de 2000 pesquisadores da área, de 49 países diferentes.

“Este é um evento em que os melhores e mais importantes pesquisadores participam, então você consegue criar uma importante rede internacional”, afirmou Marcia. “Este é um importante fato, uma vez que minha pesquisa ganha corpo e poderá seguir para publicações de alto impacto no exterior”, ressaltou.

Marcia conclui em abril o doutorado em Gestão de Operações e Competitividade pela Fundação Getúlio Vagas (FGV-EAESP). Na tese da bolsista, intitulada “Operational Capabilities’ Typology: An Evolution from Operational Practices”, a estudante precisou demonstrar evidências de que sua pesquisa tem valor e contribuição para o campo relacionado à Gestão de Operações.

“Apesar de o Brasil estar passando por uma recessão econômica, existem recursos no ambiente interno da firma capazes de explicar parte da ineficiência operacional das empresas brasileiras. Ainda hoje, nós encontramos desperdícios e pouco gerenciamento operacional em nossas empresas”, comentou. “As práticas operacionais podem auxiliar neste sentido, pois quando implementadas e monitoradas corretamente elas podem auxiliar no aumento da produtividade.”

Uma comissão avaliou e julgou as melhores teses por região. As economias emergentes são agrupadas em três regiões: África, Ásia e Pacífico, e América Latina e Caribe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva sua mensagem.