quinta-feira, 30 de junho de 2016

Acordos com Alemanha apoiam mudanças climáticas e zona costeira do Brasil

Agência CT&I
30 de junho de 2016



O Ministério do Meio Ambiente (MMA) assinou nesta semana dois acordos com a Alemanha, que garantirão 15 milhões de euros (R$ 55 milhões) para medidas voltadas às mudanças climáticas e a gestão da zona costeira do Brasil. Os recursos serão doados pelo Ministério Federal do Meio Ambiente, Proteção da Natureza, Construção e Segurança Nuclear (BMUB) da Alemanha e financiarão o projeto de Proteção e Gestão Integrada da Biodiversidade Marinha e Costeira (TerraMar) e o Programa Planos Setoriais.

Os projetos durarão cinco anos e incentivarão o desenvolvimento ambiental, econômico e social do país. Segundo o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, o investimento manterá o destaque brasileiro perante os demais países na agenda ambiental. “O Brasil alcançou o protagonismo, em especial no que diz respeito à mudança do clima, por conta da nossa política ambiental”, declarou.

Em relação à mudança climática, o Programa Planos Setoriais destinará 9 milhões de euros para gestão do conhecimento e para ações de redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) em setores como energia e combate ao desmatamento na Amazônia. O programa também permitirá a elaboração de um registro nacional de emissões e sumidouros de carbono. A intenção é ajudar o Brasil no cumprimento da meta de redução de emissões assumida no contexto do Acordo de Paris, firmado no fim de 2015 entre mais de 190 países.

Já o projeto TerraMar garantirá 6 milhões de euros para o planejamento ambiental e territorial e para a gestão integrada da zona marinha e costeira. As ações serão executadas na Área de Preservação Ambiental (APA) Costa dos Corais, em Pernambuco e Alagoas, e no Banco de Abrolhos, na Bahia e no Espírito Santo. “O projeto completará nosso trabalho voltado para a biodiversidade”, analisou o embaixador da Alemanha no Brasil, Dirk Brengelmann.

(Agência Gestão CT&I, com informações do MMA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva sua mensagem.