quarta-feira, 2 de março de 2016

Yahsat está autorizada a operar banda KA no Brasil

Convergência Digital (UOL)
02 de março de 2016


Ilustração: FAB

A Yahsat, operadora de satélites sediada nos Emirados Árabes Unidos, recebeu da Agência Nacional de Telecomunicações, ANATEL, a licença para operar seu próximo satélite de banda Ka, o Al Yah 3, no Brasil. A concessão ocorre após a Yahsat ter vencido o leilão realizado, em maio do ano passado, onde operadores de satélite puderam concorrer pelos direitos de operar um satélite, em posição orbital Brasileira, em todo o país. Ao vencer, a Yahsat optou por usar a licença para o Al Yah 3, posicionado na órbita a 20° Oeste.

O satélite Al Yah 3, em banda Ka, cobrirá mais de 95% da população brasileira em mais de 5.000 municípios oferecendo internet de banda larga de alta velocidade a custos acessíveis ao mercado nacional, bem como links de backhaul de alta capacidade que trarão significativa economia para operadores de telecomunicações e provedores de serviços. A previsão de lançamento é para o início de 2017, ampliando a cobertura da banda Ka comercial da empresa para mais 19 países e 600 milhões de usuários no Brasil e na África.

Segundo executivos da Yahsat, o Brasil é um mercado ideal por apresentar um dos maiores índices de consumo de Internet por usuário no mundo, além de uma crescente demanda, mas que enfrenta um desafio particular por ser um país vasto, com uma grande e crescente população em áreas sem serviço ou que não são adequadamente atendidas. O projeto do Al Yah 3 é visto como fator-chave na contribuição do plano nacional de banda larga, ratificada recentemente por sua qualificação pelo Ministério das Comunicações para o Regime Especial de Tributação do Programa Nacional de Banda Larga (REPNBL) para implementação de redes de telecomunicações. 

“Esta licença é a comprovação de que estamos próximos de cumprir com nossos compromissos de oferecer conectividade via satélite atendendo a regiões com pouca ou nenhuma oferta de banda larga. A Yahsat já avançou bastante na preparação para o início da comercialização de seus serviços no Brasil. Estabelecemos nosso escritório no Rio de Janeiro e estamos contratando especialistas no País", diz o  Country Director da Yahsat no Brasil, Marcio Tiago. A operadora já negocia com a TIM para uso da capacidade satelital para reduzir os custos da implementação do 3G e 4G.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva sua mensagem.